Tenho um mioma assintomático de 5cm, subceroso com 50% do material intramural, tenho 38 anos e quero

12 respostas
Tenho um mioma assintomático de 5cm, subceroso com 50% do material intramural, tenho 38 anos e quero engravidar, devo tentar retirar o mioma antes de tentar engravidar, ou posso engravidar mesmo com o mioma?
Dr. Archimedes de Sá Freire Filho
Ginecologista, Sexólogo
Rio de Janeiro
Importante avaliar seu caso através de exame ginecológico e imagem como Ressonância Magnética que demonstra bem os leiomiomas.
Sugiro que procure um ginecologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Natali Maria Alves
Ginecologista, Homeopata
Brasília
Sugiro que você procure a opinião de um ginecologista especializado em reprodução humana, antes de tentar engravidar. Miomas podem tanto dificultar gravidez, quanto pertuba-la!
Dr. Sergio Saber
Ginecologista
São Paulo
Um mioma deste tamanho pode ser causa de abortamento no primeiro trimestre da gravidez.
Sugiro que procure seu médico para uma eventual cirurgia ( miomectomia ) para ter uma gestação com menos risco de complicações.
Dr. André Bonafé Sotelo
Ginecologista
São Paulo
Os miomas uterinos sempre devem ser bem avaliados em pacientes com desejo gestacional. Porém em alguns casos até a conduta observadora pode ser considerada, principalmente quando a idade da paciente sugere que não se deva aguardar muito para engravidar e a localização não evidencia maiores complicações quanto a implantação embrionária e evolução da gestação.
Dr. Marcel Henrique Coelho de Abreu
Ginecologista, Médico perito
Belo Horizonte
Bom dia!
Contrariando meus colegas, tenho a dizer que miomas subserosos, com esse tamanho, raramente interferem em uma gestação, principalmente se forem localizados no corpo uterino.
A miomectomia pode causar fragilidade da parede uterina, aumentando o risco de ruptura; podem ainda causar distorção da arquitetura uterina e além disso, a cirurgia aumenta a chance de formação de aderências infra-abdominais que podem sim resultar em dor abdominal crônica e alterar a mobilidade das tubas uterinas, dificultando a concepção.
Portanto, não existe necessidade de retirada no momento, e por consequência, não existe contraindicação à gravidez!
Um abraço.
Dra. Vanderlea Coelho
Ginecologista, Mastologista
São Paulo
Como regra um mioma subseroso não interfere nem para engravidar,nem no desenvolvimento da gestação. Boa sorte!!!
Dr. Elias Newton Aloan
Ginecologista
Rio de Janeiro
Melhor retirar antes de engravidar
Boa tarde. Por tratar-se de mioma subseroso com componente intranural, nesse tamanho de 5,0 cm, sem duvida é aconselhável retirá-lo antes da gravidez. A miomectomia está indicada, a via de acesso pode ser laparoscópica, robotica ou convencional. Boa sorte.
Dra. Dulce Cristina Pereira Henriques
Ginecologista, Especialista em medicina estética
Curitiba
Também sou da linha conservadora. Miomas subserosos não interferem na gestação, nem no desenvolvimento do feto. Crescem um pouco na gestação e podem dar um pouco de desconforto na gravidez.
Se vc retirar esse mina terá que aguardar 2 anos para engravidar com segurança , sem risco de rutura uterina.
Dra. Karina de Falco Martins
Ginecologista, Homeopata
São Paulo
Olá! Considerando sua idade meu conselho é que procure um profissional habilitado em Reprodução Humana. Através de Ressonância nuclear magnética e uma avaliação de sua saúde geral, ele orientará qual o melhor caminho. Fique tranquila e boa sorte!
Dra. Marilia Paganelli
Ginecologista
São Paulo
Esta é uma situação delicada que requer uma avaliação de riscos e benefícios junto com você. Vantagens e desvantagens de cada procedimento antes e depois de uma gestação. Antes de pensar numa cirurgia pontos importantes para se avaliar: quais tipos de tratamentos já foram realizados, se você já tem filhos, avaliar a necessidade de uma ressonância e se ha necessidade de uma modulação hormonal. A medicina regenerativa tem muito para lhe oferecer.Espero ter ajudado.
Olá! Tudo bem? Essa é uma dúvida muito comum e importante, principalmente porque seu desejo de engravidar precisa ser levado em conta. Miomas subserosos não costumam atrapalhar na fertilidade e no seu potencial de gravidez quando assintomáticos. Contudo, cada caso é unico, e deve ser acompanhado quanto ao seu crescimento que pode ocorrer durante a gestação. Não deixe de ter um acompanhamento com ginecologista e obstetra especializado.

Especialistas

Carla Lebiedziejewski

Carla Lebiedziejewski

Ginecologista

Foz do Iguaçu

Maíra Facciolli

Maíra Facciolli

Ginecologista

Nova Iguaçu

Aline Scalisse Bassi

Aline Scalisse Bassi

Ginecologista

São Paulo

Rafaela Bizoni

Rafaela Bizoni

Ginecologista

Divinópolis

Genário Ellias da Silva

Genário Ellias da Silva

Ginecologista

Osasco

Arimaza Contarini Soares

Arimaza Contarini Soares

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1099 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.