Tenho um mioma assintomático de 5cm, subceroso com 50% do material intramural, tenho 38 anos e quero

10 respostas
Tenho um mioma assintomático de 5cm, subceroso com 50% do material intramural, tenho 38 anos e quero engravidar, devo tentar retirar o mioma antes de tentar engravidar, ou posso engravidar mesmo com o mioma?
Importante avaliar seu caso através de exame ginecológico e imagem como Ressonância Magnética que demonstra bem os leiomiomas.
Sugiro que procure um ginecologista.

Sugiro que você procure a opinião de um ginecologista especializado em reprodução humana, antes de tentar engravidar. Miomas podem tanto dificultar gravidez, quanto pertuba-la!
Um mioma deste tamanho pode ser causa de abortamento no primeiro trimestre da gravidez.
Sugiro que procure seu médico para uma eventual cirurgia ( miomectomia ) para ter uma gestação com menos risco de complicações.
Os miomas uterinos sempre devem ser bem avaliados em pacientes com desejo gestacional. Porém em alguns casos até a conduta observadora pode ser considerada, principalmente quando a idade da paciente sugere que não se deva aguardar muito para engravidar e a localização não evidencia maiores complicações quanto a implantação embrionária e evolução da gestação.
Bom dia!
Contrariando meus colegas, tenho a dizer que miomas subserosos, com esse tamanho, raramente interferem em uma gestação, principalmente se forem localizados no corpo uterino.
A miomectomia pode causar fragilidade da parede uterina, aumentando o risco de ruptura; podem ainda causar distorção da arquitetura uterina e além disso, a cirurgia aumenta a chance de formação de aderências infra-abdominais que podem sim resultar em dor abdominal crônica e alterar a mobilidade das tubas uterinas, dificultando a concepção.
Portanto, não existe necessidade de retirada no momento, e por consequência, não existe contraindicação à gravidez!
Um abraço.
Como regra um mioma subseroso não interfere nem para engravidar,nem no desenvolvimento da gestação. Boa sorte!!!
Melhor retirar antes de engravidar
Boa tarde. Por tratar-se de mioma subseroso com componente intranural, nesse tamanho de 5,0 cm, sem duvida é aconselhável retirá-lo antes da gravidez. A miomectomia está indicada, a via de acesso pode ser laparoscópica, robotica ou convencional. Boa sorte.
Também sou da linha conservadora. Miomas subserosos não interferem na gestação, nem no desenvolvimento do feto. Crescem um pouco na gestação e podem dar um pouco de desconforto na gravidez.
Se vc retirar esse mina terá que aguardar 2 anos para engravidar com segurança , sem risco de rutura uterina.
Olá! Considerando sua idade meu conselho é que procure um profissional habilitado em Reprodução Humana. Através de Ressonância nuclear magnética e uma avaliação de sua saúde geral, ele orientará qual o melhor caminho. Fique tranquila e boa sorte!