Tenho um mioma intramural medindo 3,3 x 2,4 cm, meu útero é retroversoflexo mede 8,7 x 5,1 x 6,1 com

4 respostas
Tenho um mioma intramural medindo 3,3 x 2,4 cm, meu útero é retroversoflexo mede 8,7 x 5,1 x 6,1 com volume 142,6 cm. sinto fortes dores não só durante a relação e meu fluxo menstrual está cada vez mais intenso e escuro. Meu médico tem dúvidas sobre a cirurgia. O que seria mais aconselhável?
A decisão de cirurgia dependerá da análise de vários fatores envolvidos.
A cirurgia no caso de Mioma, miomectomia (retirada do mioma) é geralmente o último recurso e com objetivo definido como p futura gravidez, anemia importante, hemorragia genital ou dores que não controlam com tratamento clínico medicamentoso.
Em algumas situações mais avançadas será necessário fazer a histerectomia (retirada do útero).
Você tem miomas ainda pequenos de até 3cm, localização intramural onde não costuma dar muito problema. O seu útero não é tão grande e dependendo do número de filhos que você já teve pode estar até de volume normal.
Útero retrovertido pode também dar DOR nas relações sexuais independente de ter mioma.
Mioma pode aumentar sim a quantidade do fluxo menstrual porém outras causas podem estar envolvidas como alterações do ovário ou hormonais.
É compreensível a dúvida do seu médico quanto a indicação de realizar a cirurgia ou não!
Esgote opções de tratamento conservador.

Miomas intramurais em geral não são causa de sangramento que seria o fator fundamental para se pensar em uma cirurgia, dependendo do número de filhos que você teve o seu útero está de tamanho absolutamente normal. A principal indicação no seu caso seria investigar a causa das dores na relação sexual pois existem inúmeros fatores causadores destas dores, neste momento com as informações que você forneceu não está indicada a cirurgia.
Sinceramente acho que vc deve fazer uma investigação completa para Endometriose. Seus sintomas batem muito com pacientes portadoras desta doença e o fato de seu útero ser retroversofletido pode ser um indício. Ter o útero retrovertido de nascença é normal porém algumas meninas desenvolvem retroversão uterina forçada, em decorrência das retração causada pela Endometriose atrás do útero. Esse quadro é grave, causa muita dor e pode sim ter grande alívio com a cirurgia. Como lhe disse, creio que vc DEVE descartar Endometriose como causa de seus sintomas. Boa sorte!!!
A conduta depende da sua idade, desejo de engravidar, localização do mioma, mas em termos gerais, mioma intramural sintomático deve ser operado. Um abraço.