Tenho um mioma submucoso medindo (3.1cm×3.3cm) e o outro intramural medindo (3.1×1.8cm). E eu tenho

4 respostas
Tenho um mioma submucoso medindo (3.1cm×3.3cm) e o outro intramural medindo (3.1×1.8cm). E eu tenho 32 anos e eu tenho um sonho de ser mãe. Ainda eu tenho chance de engravidar?
chance de engravidar tem, tem de ver o resto dos exames.o tratamento do mioma submucoso, poderia ajudar na implantação do embrião. realizado por histeroscopia de preferencia. converse com seu medico. a disposição.

Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual e infertilidade.
O mioma tem três localizações: para fora do útero ou subseroro, dentro do músculo do útero ou intramural, dentro da cavidade uterina ou submucoso. O mioma que pode gerar mais sintomas é o submucoso, inclusive dificultando uma gravidez.
No caso deste mioma, o tratamento preferencial é cirúrgico através da histeroscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. Ele deve ser realizado antes das tentativas de gravidez.
Está tentando engravidar? Use o ácido fólico.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no controle de sintomas relacionados aos miomas.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.
Em alguns casos o mioma submucoso pode ser retirado cirurgicamente por histerocopia , que é uma cirurgia por vídeo, por dentro do útero ,sem cortes na musculatura uterina. Isso é possível se o mioma for grau 0 ou 1 ( maior porção dentro da cavidade uterina). Se for esse o teu caso teu mioma causa sangramentos e dificuldade para engravidar ,e a cirurgia te trará benefícios.
No caso de o mioma ter a maior parte dentro da musculatura - seja o submucoso grau 2 ou o intramural - a cirurgia te traria maior risco na futura gravidez - pois exigiria um corte na musculatura uterina, e isso aumenta bastante o risco de ruptura uterina nag estação. Converse com seu médico e tire suas dúvidas. Se possível faça uma histeroscopia diagnóstica.
O tratamento dos miomas, dependem dos sintomas e da posição. Se for necessário, o sub mucoso (que deforma a na cavidade uterina) pode ser removido por histeroscopia, esse tipo em geral dificulta a implantação do embrião e deve ser bem avaliado para sua remoção.
Quando está na musculatura uterina (intramural) como o seu, devido ao tamanho não ser grande, provavelmente não será necessário ser removido. Todas as decisões devem ser tomadas junto com seu médico.
Sugiro que, se não for o seu momento para engravidar após a cirurgia, você pense em congelar os seus óvulos, pois com o passar do tempo a implantação do embrião fica mais difícil.
Os óvulos tem a sua idade, e quanto antes você engravidar ou congelar os óvulos melhor