Tenho um nódulo de parotida, ha uns 15 anos, feito punção adenoma pleomórfico, 1,7 mm sem alteração,

3 respostas
Tenho um nódulo de parotida, ha uns 15 anos, feito punção adenoma pleomórfico, 1,7 mm sem alteração, acompanhado por ultrason. Por receio das recidivas (grupo face: Tumores benignos e malignos de glândula parótida) ainda não resolvi retirar. Conto com a opinião dos Especialista .
1,7mm? ou 1,7cm?
se for mm, somente acompanhamento. Existe uma pequena chance desse se tornar um tumor, mas a chance fica abaixo de 1%.
Agora, se tiver 1,7cm, eu ficaria um pouco mais preocupado em somente acompanhar.

O tratamento definitivo dos tumores de Parotida benignos ou malignos é a cirurgia. Quanto menor o tumor, menos tecido será removido na Cirurgia. Logo quanto maior, mais difícil é a cirurgia. Quanto mais difícil uma cirurgia, maiores as chances de complicações e sequelas. E também, só será possível ter o diagnóstico definitivo do tumor após a sua remoção e exame microscopico completo.
Olá
O Adenoma pleomórfico é uma neoplasia benigna de glândula salivar, no seu caso, da parótida. Apesar de benigna, existem casos sim com complicações quando se opta por acompanhamento:
-Malignização: geralmente ocorre em pacientes mais idosos, com adenomas que ás vezes não aumentam de tamanho, em casos de várias manipulações ou que sofreram radiação no local. O problema reside que não conseguimos identificar a tempo esta malignização. O diagnóstico geralmente ocorre pela alteração do quadro clínico: crescimento rápido, metástases.
-Crescimento: o crescimento é inerente à neoplasia, algumas podem crescer rápido (em meses ou poucos anos) e outras podem demorar mais tempos (vários anos). O crescimento aumenta a dificuldade técnica da cirurgia, podendo aumentar o risco de paralisias do nervo e a ressecabilidade, não existindo um consenso acerca do tamanho ideal para indicação.
Medir o tamanho correto é importante assim como procurar um especialista habituado a lidar com estes casos.