Tenho uma duvida uma pessoa diagnosticada com esquizofrenia paranoide existe alguma chance de o medi

2 respostas
Tenho uma duvida uma pessoa diagnosticada com esquizofrenia paranoide existe alguma chance de o medico errar no diagnostico ou é 100% de chance de ser a doença mesmo? Devo procurar um outro especialista se estiver duvidas?
Os diagnósticos em saúde mental/psiquiatria tendem a ser longitudinais. Ou seja, nem sempre em uma consulta ficará claro, de modo que um acompanhamento merece ser considerado para melhor elucidação diagnóstica e terapêutica adotada. A própria resposta (ou ausência de) em um tratamento pode indicar qual é o quadro clínico em questão. Ao paciente, sempre é válido procurar uma segunda ou até terceira opinião de especialista. Mas, idealmente, definir com qual médico seguirá seu acompanhamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante lembrar que o diagnóstico de esquizofrenia paranoide é feito com base em uma avaliação cuidadosa dos sintomas e da história clínica de uma pessoa. Embora seja possível que o diagnóstico possa ser alterado ou ajustado à medida que novas informações são coletadas, é raro que o diagnóstico de esquizofrenia paranoide seja completamente incorreto.

No entanto, é sempre uma boa ideia procurar a opinião de outros profissionais de saúde se você tiver dúvidas sobre o diagnóstico ou se sentir insatisfeito com o tratamento que está recebendo. Isso pode incluir procurar a opinião de outros médicos ou especialistas, como psiquiatras ou psicólogos, ou procurar ajuda em um centro de tratamento de saúde mental.

Se você estiver se sentindo desconfortável ou insatisfeito com o tratamento que está recebendo, ou se tiver dúvidas sobre o diagnóstico, é importante falar com o seu médico ou outro profissional de saúde para discutir suas preocupações e encontrar uma solução. É importante lembrar que o tratamento da esquizofrenia paranoide pode incluir uma combinação de medicamentos e terapia, e é importante encontrar o tratamento que funcione melhor para você.

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.