Tenho uma filha de 9 anos,tem mto problema de aprendizagem,esquece mto das coisas,as vezes da risos

17 respostas
Tenho uma filha de 9 anos,tem mto problema de aprendizagem,esquece mto das coisas,as vezes da risos sozinha,estou mto preocupada com ela pois já está na 4 serie,ela lê mas n entende o q leu,tbm tem problemas na fala,queria saber quais profissionais de medicos procurar ....
Olá! Espero que esteja bem!

Se você está preocupada com os problemas de aprendizagem, esquecimento, risos sem motivo aparente e dificuldades na fala da sua filha de 9 anos, é uma boa ideia buscar avaliação e suporte profissional. Um neuropsicólogo pode ser um especialista adequado para avaliar as dificuldades cognitivas e comportamentais que ela está enfrentando.

Além do neuropsicólogo, você também pode considerar consultar outros profissionais de saúde, dependendo dos sintomas específicos e das preocupações que você possui. Aqui estão alguns especialistas que podem ser úteis:

Neuropsiquiatra: Um médico especializado em distúrbios neurológicos e psiquiátricos pode avaliar e tratar condições que afetam o funcionamento cognitivo e emocional da sua filha.

Psicólogo clínico: Um psicólogo clínico pode ajudar a avaliar os aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos da sua filha por meio de testes psicológicos e oferecer terapia adaptada às suas necessidades.

Fonoaudiólogo: Esse profissional é especializado em problemas de comunicação, linguagem e fala. Eles podem ajudar a avaliar e tratar dificuldades na fala e na linguagem que sua filha está enfrentando.

Pediatra: Um pediatra pode ajudar a descartar possíveis causas médicas subjacentes e fornecer orientação inicial sobre a necessidade de encaminhamentos a outros especialistas.

Ao procurar profissionais de saúde para a sua filha, é importante comunicar suas preocupações detalhadamente, descrevendo os sintomas observados e o impacto que eles têm na vida diária dela. Isso ajudará os profissionais a realizar uma avaliação abrangente e a determinar o curso adequado de ação, seja por meio de exames, terapia ou outros tratamentos apropriados.

Lembre-se de que cada criança é única e as necessidades de avaliação e tratamento podem variar. Procure profissionais qualificados e confiáveis, que possam fornecer uma abordagem personalizada e cuidadosa para atender às necessidades da sua filha.

Um forte abraço!

Olá a todos. os sinais e sintomas apresentados na sua discrição não são suficientes para um diagnóstico. O ideal é buscar inicialmente uma avaliação Psicológica junto a um profissional especializado em clínica infantil. Esse profissional irá realizar uma longa entrevista com a criança e seus responsáveis e possivelmente fará testes psicológicos durante algumas entrevistas para poder fazer um melhor encaminhamento do caso junto a outros profissionais caso seja necessário. Eu atendo crianças na minha clínica. Qualquer coisa que precisar estou a disposição.
Olá! Lidar com dificuldades de aprendizado dos filhos e observar outros comportamentos que nos preocupam não é algo fácil e gera inúmeras dúvidas. Baseado no que você descreveu, é importante buscar pela avaliação de um profissional da fonoaudiologia e da neurologia. Sendo necessárias outras avaliações, esses especialistas podem fazer o encaminhamento adequado.
Filhos sempre nos deixam em sinal de alerta!
Super importante o seu questionamento e preocupação... principalmente por ela já estar em um fase que demanda maior autonomia neste processo de aprendizagem.
O ideal é a partir do acompanhamento com o seu pediatra, buscar encaminhamentos para profissionais focados em avaliação infantil.
Talvez necessite de avaliações com neuropsicólogo (que analisaria além dos aspectos cognitivos e de aprendizagem, questões relacionadas a personalidade), fonoaudiólogo (para analisar essas questões da fala).
A escola também poderá ser uma grande aliada neste apoio e processo de investigação junto aos profissionais, uma vez que acaba tendo um envolvimento e vivência diária com criança e seu funcionamento.
Boa sorte! E fico à disposição para eventuais dúvida!
Olá! Com certeza a sua preocupação é válida e vale uma avaliação. Indicaria, em um primeiro momento, a busca de um neuropediatra e um neuropsicólogo para avaliação. Talvez necessite de outros profissionais, como fonoaudióloga, mas para esse primeiro momento, um neuropediatra, que ajudaria a verificar possíveis distúrbios neurológicos e juntamente com o neuropsicólogo, que iria analisar não somente as funções cerebrais, mas também sua relação com o cognitivo, comportamento e emoções da criança. Desejo que tudo fique bem e estou a disposição.
Olá, é importante que você consulte uma equipe de profissionais para avaliar a situação da sua filha. Procure um pediatra ou um neuropediatra, o pediatra fará uma avaliação geral, o neuropediatra investigará questões neurológicas. Eles fornecerão um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para sua filha. Seu apoio e compreensão são essenciais nesse processo.
Olá! Importante que você busque suporte de um especialista para melhor apoiar a sua filha e viabilizar um ambiente onde ela possa crescer e se desenvolver de forma saudável. Em primeira instância, você pode conversar com o serviço de Psicologia da escola dela, caso exista, para avaliar necessidade de um encaminhamento para um serviço clínico complementar, podendo ser um colega Psicólogo e/ou Neuropsicólogo. Ambos os profissionais utilizarão além da escuta, instrumentos adequados para realizar um diagnóstico consistente e poder apoiar a vocês. Sua participação e suporte nesse processo será fundamental! Abraços.
Olá! Sendo objetivo frente a sua pergunta, em um cenário como esse que você descreve, vale a pena procurar ou um neuropsicólogo ou algum psicologo especialista em clínica infantil. Ambos poderão realizar uma avaliação psicológica aprofundada e que pode auxiliar a verificar se existem problemas de desenvolvimento e/ou aprendizagem, bem como os encaminhamentos para melhor lidar com isso.
Olá! Diante do seu relato te oriento a buscar um neuropsicologo para uma avaliação psicológica.
Se precisar de ajuda, disponha!

Olá, você pode procurar um desses profissionais: neuropsicólogo, neuropsicopedagogo ou um psicoterapeuta infantil que eles irão conhecer todas as suas queixas e poderão fazer todos os encaminhamentos necessários e possíveis. Abraço.
Bom dia, quando a criança apresenta dificuldades na aprendizagem é importante um olhar cuidadoso sim. Nessa fase existe o que chamamos de janelas de aprendizagem que basicamente fala da oportunidade de aprender no tempo certo para que isso não vire o "bola de neve" depois... Busque conversar com as professoras dela, a psicóloga da escola e procure um neuropsicólogo para uma avaliação mais profunda ou um psicólogo infantil. Um abraço!
Olá,
Em um primeiro momento, o ideal é ser avalliado por um Médico Neuropediatra, que provavelmente encaminhará para que seja realizado uma hipótese diagnósticas através de testes do Neurodesenvolvimento que são realizados por Neuropsicólogos, Neuropsicopedagogos e Psicopedagogos, afim de fundamentar a emissão de laudo e encaminhamento para os profissionais específicos.
Considerando sua preocupação, seria interessante buscar suporte de um psicólogo, para realizar uma avaliação psicológica com sua filha. Esse processo vai ajudá-las a entender suas maiores dificuldades e necessidades nesse momento, bem como seus pontos fortes, pois serão avaliados aspectos de sua inteligência, personalidade, habilidades sociais, entre outros. Assim, o psicólogo poderá construir um plano de intervenção personalizado e eficaz e, caso necessário, indicará o acompanhamento com outros profissionais também (como pediatra, neurologista, pedagoga e professores da escola, por exemplo).
Olá,
Recomendo que busque por uma consulta com um profissional em psicologia para uma avaliação.
Com base neste teu breve relato podemos pensar em caminhos diferentes, seja o de um transtorno de desenvolvimento (por exemplo, tdah), ou algum outro problema/dificuldade de aprendizagem (tal qual bullying, questões familiares ou questões com escola). Importante também ouvir um pouco dos professores dela, o que eles tem observado e pensado sobre o assunto.
Depois desta avaliação, sendo observado um transtorno, você pode ser encaminhada para acompanhamento com médicos, neuropsicólogos e/ou psicopedagogos. Se for algum problema para aprendizagem, ajustes podem ser feitos tanto com a escola como em casa, dependendo da situação.
Contudo, é importante ressaltar que para ambos os casos a psicoterapia é válida e vai ajuda-la a trabalhar questões emocionais que se apresentarem neste processo.
Olá, um neuropsicológica e um neurologista são suficientes a principio para te guiar nessa jornada rumo a compreensão do que ocorre com sua filha! Após a avaliação, os mesmos informarão os devidos encaminhamentos e cuidados a serem seguidos! Caso ainda tenha mais duvidas estarei disponível para auxilia-la. desejo tudo de bom para vocês.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 110
A situação que você descreve sobre sua filha levanta várias preocupações, e é importante procurar a avaliação de profissionais de saúde para entender melhor as causas e oferecer o suporte necessário. Aqui estão alguns profissionais que podem ser consultados:

Neuropediatra ou Neurologista Infantil:
Esses profissionais especializados em neurologia infantil podem avaliar a função cerebral e ajudar a identificar possíveis problemas neurológicos que podem estar afetando o aprendizado, a memória e a fala de sua filha.

Psicólogo ou Neuropsicólogo Infantil:
Avaliações psicológicas e neuropsicológicas podem fornecer informações sobre o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso pode ajudar a entender melhor suas dificuldades e fornecer recomendações para intervenções apropriadas.

Fonoaudiólogo:
O fonoaudiólogo é especializado em distúrbios da comunicação, linguagem e fala. Pode ser útil para avaliar e intervir em problemas relacionados à fala.

Pediatra:
Um pediatra pode ser o ponto de partida para coordenar a avaliação e encaminhar para especialistas, se necessário. Eles também podem fornecer orientação sobre saúde geral e desenvolvimento infantil.

Psicopedagogo:
O psicopedagogo é especializado em questões relacionadas ao processo de aprendizagem. Eles podem ajudar a identificar possíveis dificuldades educacionais e fornecer estratégias para apoiar o desenvolvimento acadêmico.

É importante abordar essas preocupações de maneira aberta e colaborativa com os profissionais de saúde, compartilhando informações sobre os comportamentos observados em sua filha. Quanto mais cedo as dificuldades forem identificadas e abordadas, maior será a chance de intervenções eficazes e de apoio para a criança.

Cada profissional tem uma perspectiva única e pode contribuir para uma compreensão mais completa das necessidades de sua filha. Em muitos casos, uma abordagem interdisciplinar envolvendo diferentes especialistas pode ser benéfica para abordar as múltiplas facetas do desenvolvimento de uma criança.
Olá! Pela sua descrição eu sugiro que você procure um fonoaudiólogo para avaliação da linguagem e um neuropsicólogo com amplo conhecimento em transtornos de aprendizagem para avaliação neuropsicológica. Assim, com esse trabalho multidisciplinar vai ser mais fácil identificar algum possível transtorno.