Tenho uma grande dificuldade de me manter focado em uma tarefa por muito tempo, ao mesmo tempo que e

14 respostas
Tenho uma grande dificuldade de me manter focado em uma tarefa por muito tempo, ao mesmo tempo que eventualmente foco em algo aleatório e fico horas a fio fazendo a msm coisa. Também tenho uma pequena dificuldade de ler textos com espaçamento de linhas pequeno, acabo me perdendo, pulo linhas, volto um pedaço sem perceber e etc.. As vezes quando estou escrevendo pulo um pedaço da frase ou "como" letras (este último é mais incomum) e minha memória de curto prazo não é das melhores. Tudo isso acaba atrapalhando algumas areas da vida, principalmente trabalho e estudo. É normal ou deveria procurar ajuda?
Com o movimento da internet a leitura rápida e textos curtos pode prejudicar nosso foco e capacitar de atenção, passamos cada vez mais tempo conectas às telas então é comum que mais pessoas percebem estas mudanças.
Apesar de ser comum não é necessariamente normal, você pode tentar reduzir seu tempo de telas e empenhar esforço em atividades como a leitura para entender se isso gera um impacto positivo nesses aspectos que vem prejudicando sua rotina. Se mesmo com a mudança de hábitos não houver mudança nestes padrões você pode buscar por uma avaliação neuropsicólogica para entender se há algum transtorno atencional.

Olá! Se está te trazendo prejuízo e sofrimento, é indicado que você procure ajuda. Recomendaria buscar um neuropsicólogo para realização uma avaliação das suas funções cognitivas e um psicólogo, de preferência da Terapia Cognitivo Comportamental, que pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas questões. Esse profissional pode te mostrar maneiras de melhorar sua atenção, foco e memória, te ajudando a alcançar seus objetivos nos estudos e trabalho.
Olá! Dificuldade de foco pode ser decorrente de uma série de fatores e quadros, como estresse, ansiedade, Burnout, depressão e TDAH.
Para avaliar o que você descreve de uma maneira apropriada e cuidadosa, assim como para dar início ao tratamento adequado, é indicada a procura por um profissional da Psicologia, Neuropsicologia, Neurologia e/ou da Psiquiatria.
Olá, descrever estes sintomas são importantes para que um profissional da área possa iniciar um processo de identificar as hipóteses diagnósticas.
É importante que, caso esteja te causando prejuízos ou incômodo em sua rotina ou dia a dia, que você procure um psicólogo, neuropsicólogo ou psiquiatra para iniciar um acompanhamento e verificar as possibilidades.
@lorenapadovan.psi
Olá, problemas com foco, hiperfoco , bem como problemas com leitura e se perder na leitura pode ou não ser algum sintoma de Tdah ou dislexia. No entanto somente uma avaliação mais profunda para detectar esses e outros traços e a avaliação mais completa que feita de forma clínica pode definir melhor sua atual condição e orientação de tratamento. Se desejar, tenho como ajuda-lo com essa necessidade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Oi, tudo bem? Pode não ser tão normal assim, podem ser indícios de TDAH, TEA leve e dislexia, para comentar algumas possibilidades. Procure um profissional especializado.
E vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses possíveis transtornos que estão trazendo esses sentimentos são doenças altamente tratáveis e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Olá! O que você descreve pode indicar desafios de atenção e processamento visual. Enquanto todos enfrentam variações em foco e memória, quando impacta áreas vitais como estudo e trabalho, merece atenção. A Terapia EMDR é reconhecida por tratar traumas, mas também pode ser benéfica para abordar padrões comportamentais e cognitivos disruptivos. Uma avaliação psicológica pode clarificar suas experiências. Seus desafios não são sobre ser 'normal', mas sobre viver com qualidade. Priorize seu bem-estar e considere a assistência profissional. Tudo de melhor!
Olá, em referência a sua pergunta sobre a normalidade dos sintomas que você apresenta, objetivamente não. É comum na nossa sociedade, pessoas com estes sintomas devido ao acesso de esposição a informações que estamos sendo submetidos. Nosso cérebro está sendo bombardeado constantemente, e a exigência de alta performace nos impulsiona a acelerar nossos comportamentos e procedimentos. Mas é possível perceber na sua pergunta, dificuldades que precisam ser ajustadas. A ajuda de um profissional da área da saúde será muito importante, para auxiliá-lo na superação destas dificuldades.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 200
Olá, tudo bem? Como o foco e o hiperfoco está te trazendo prejuízos, é importante que você passe por avaliação de um profissional, para entender o que está ocorrendo com suas funções cognitivas.

Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Os sintomas que você descreveu podem ser associados a diferentes condições psicológicas e transtornos. Se você está enfrentando dificuldades que afetam negativamente sua vida cotidiana, considere buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, que podem avaliar sua situação de forma mais precisa, proporcionar um diagnóstico, se necessário, e desenvolver um plano de tratamento adequado para suas necessidades individuais. Sempre à disposição.
A dificuldade de se manter focado em uma tarefa por muito tempo, bem como a tendência de se concentrar em algo aleatório e ficar nisso por horas, podem ser sintomas de problemas de atenção e concentração ou também alterações específicas no seu processamento cognitivo dos estímulos que você está sendo exposto ou alterações de processamento cognitivo devido a outros quadros psicológicos.

É importante entender que todos nós enfrentamos momentos de distração e falta de concentração de vez em quando. No entanto, se esses problemas estão impactando significativamente áreas importantes da sua vida, como trabalho e estudo, e se você sente que está tendo dificuldades consistentes em se concentrar, lembrar informações e realizar tarefas, pode ser uma boa ideia procurar ajuda. Em alguns casos, esses sintomas podem estar associados a condições como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou outros problemas de saúde mental, mas é importantíssimo realizar uma avaliação minuciosa para realizar um correto diagnóstico diferencial ( mesmo que clinicamente vc perceba sintomas parecidos com o de TDAH , por exemplo, não significa que a única causa que explique isso seja ter TDAH, outros quadros ou funcionamentos podem gerar sintomas similares).
Olá! Espero que esteja bem! Problemas com atenção e foco podem ter causas diversas e é importante investigá-las se isto está lhe trazendo prejuízos na rotina e atividades. Para caracterizar um transtorno, é necessário observar se há um conjunto de sinais e sintomas atrelados à esta falta de atenção. Importante citar que o diagnóstico só pode ser realizado por um profissional capacitado!
Mas também pode ser que você não tenha nenhum transtorno e o momento de vida em que está passando ou algumas situações de tensão e estresse podem estar lhe trazendo estas dificuldades. Muitas vezes, organizar a rotina, fazer alguma atividade física e práticas de respiração e meditação podem ajudar a melhorar a concentração. Também é importante o acompanhamento em psicoterapia, que possibilita trazer a consciência os seus incômodos e lidar com eles de forma mais assertiva.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
As dificuldades que você descreveu, como dificuldade em manter o foco, padrões de foco excessivos, problemas de leitura e escrita, e desafios com memória de curto prazo, podem indicar que você está enfrentando dificuldades de atenção e concentração. Esses sintomas podem interferir significativamente nas áreas de trabalho, estudo e vida cotidiana.

É importante ressaltar que todos têm momentos de distração e desatenção ocasionais, mas quando esses sintomas se tornam ocasionais e afetam qualidade de vida, é recomendado buscar ajuda. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra, pode avaliar sua situação, diagnosticar se há algum transtorno de atenção ou outro problema subjacente, e propor estratégias e tratamentos para lidar com esses desafios.

Lembrando que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de autocompaixão e desejo de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.
Olá como vai?
As dificuldades que você descreve em manter o foco, regular a atenção e processar informações de forma eficaz podem indicar a presença de desafios relacionados à atenção e concentração. É compreensível que essas dificuldades estejam afetando áreas importantes da sua vida, como trabalho e estudo.

Embora algumas das dificuldades que você mencionou possam ser comuns e experimentadas por muitas pessoas em diferentes graus, a persistência e a intensidade desses sintomas podem indicar a necessidade de buscar ajuda profissional. Aqui estão algumas razões pelas quais pode ser benéfico procurar ajuda:

Avaliação e diagnóstico: Ao consultar um profissional de saúde mental, você pode passar por uma avaliação detalhada para determinar se há um transtorno subjacente, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou outros transtornos relacionados à atenção. Um diagnóstico adequado pode ser o primeiro passo para entender melhor suas dificuldades e desenvolver um plano de tratamento eficaz.

Estratégias de manejo: Um profissional de saúde mental pode oferecer orientação e estratégias específicas para ajudá-lo a gerenciar seus sintomas e melhorar sua capacidade de concentração, atenção e processamento de informações. Isso pode incluir técnicas de organização, planejamento, gerenciamento de tempo e estratégias de foco.

Tratamento e suporte: Dependendo do diagnóstico, podem estar disponíveis opções de tratamento, como psicoterapia, terapia de habilidades sociais, terapia ocupacional ou medicamentos, se apropriado. Além disso, o suporte contínuo de um profissional de saúde mental pode ser valioso para ajudá-lo a enfrentar os desafios do dia a dia e alcançar seus objetivos.

Melhoria da qualidade de vida: Ao abordar suas dificuldades de atenção e concentração, você pode experimentar uma melhoria significativa em sua qualidade de vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Isso pode levar a um aumento da produtividade, satisfação no trabalho e bem-estar emocional.

Portanto, se suas dificuldades estão afetando negativamente sua vida diária e você está sentindo uma necessidade persistente de ajuda para lidar com esses desafios, considerar procurar um profissional de saúde mental qualificado pode ser uma etapa importante em direção à melhoria e ao bem-estar. Te desejo um feliz dia!!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!