tenho vitiligo nas mãos, qual é o melhor tratamento?

2 respostas
tenho vitiligo nas mãos, qual é o melhor tratamento?
Dr. Octavio Moraes Junior
Dermatologista
Santos
Cada paciente deve ter um plano de tratamento individualizado. Em primeiro lugar ter certeza se é vitiligo mesmo pois existem situações em que parece, mas não é. No vitiligo, Além das lesões da pele podem acontecer alterações em outros órgãos, tireoide por exemplo, que devem ser pesquisadas e tratadas, se for o caso. Tratamentos locais com medicamentos tópicos, associados com fototerapia (luz ou laser) podem ajudar. Em casos bem indicados, enxertos de pele ajudam na recuperação da cor. Procure um dermatologista experiente, com título de especialista da SBD, para ajudar a planejar o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
O tratamento do vitiligo nas mãos pode ser mais desafiador, porque a pele das extremidades tende a responder mais lentamente às terapias. As opções dependem da extensão das lesões, atividade da doença e preferência do paciente, e podem incluir:

1. Corticosteroides tópicos: cremes de baixa ou média potência aplicados regularmente podem ajudar a estimular a repigmentação, principalmente em fases iniciais ou áreas pequenas.
2. Inibidores de calcineurina tópicos: como tacrolimo ou pimecrolimo, são úteis especialmente para áreas sensíveis ou onde corticoides podem causar afinamento da pele.
3. Fototerapia: exposição controlada à luz ultravioleta B de banda estreita (NB-UVB) é um dos tratamentos mais eficazes para vitiligo, podendo ser usada isoladamente ou em combinação com cremes.
4. Terapias combinadas: muitas vezes combina-se fototerapia com corticosteroides ou inibidores de calcineurina para potencializar os resultados.
5. Camuflagem ou maquiagem: ajuda a melhorar a aparência enquanto o tratamento atua.
6. Tratamentos cirúrgicos: em casos de lesões estáveis e localizadas, transplantes de melanócitos ou enxertos de pele podem ser considerados, mas são procedimentos especializados.

O acompanhamento com um dermatologista é essencial para definir a melhor abordagem, monitorar a resposta ao tratamento e ajustar a terapia conforme a evolução.

Especialistas

Mariana de Jesus Oliva Siebel

Mariana de Jesus Oliva Siebel

Dermatologista

Salvador

Romy Cristina Hiratsuka Wu

Romy Cristina Hiratsuka Wu

Dermatologista

São Paulo

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 373 perguntas sobre Vitiligo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.