Testei positivo para o COVID -19 já faz um mês fui fazer alguns exames de rotina fiquei espantada co

2 respostas
Testei positivo para o COVID -19 já faz um mês fui fazer alguns exames de rotina fiquei espantada com os nível do triglicerídeos 572,glicose 105 e o gama gt 203 e também muita dor de cabeça e sem paladar para coisas salgadas estou muito preocupa isso pode ser sequelas do COVID-19?
Olá tudo bem?

De fato são exames que precisam pronto tratamento para evitar complicações graves e agudas. O nível de glicose é compatível com Pre Diabetes Mellitus e deve ser tratado. O nível de triglicerideo representa um risco iminente de pancreatite aguda e portanto deve ser prontamente tratado. Importante agendar consulta com endocrinologista para o tratamento destas comorbidades de forma segura e previnir complicações a curto prazo

Att,
Dr Pedro Franco
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 440

Sua preocupação é totalmente compreensível, e é importante abordá-la com a atenção que merece. A COVID-19, como sabemos, pode afetar o corpo de várias maneiras, algumas das quais ainda estamos aprendendo. Os sintomas pós-COVID, ou como alguns chamam, a "COVID longa", podem incluir uma variedade de questões de saúde, incluindo alterações metabólicas, como as que você descreveu.

Os níveis elevados de triglicerídeos e glicose, juntamente com o aumento do gama GT, sugerem uma necessidade de avaliar mais de perto sua saúde metabólica e hepática. Embora a glicose esteja em um nível que pode ser considerado pré-diabético dependendo de outros fatores (como jejum e histórico médico), os triglicerídeos elevados e o gama GT indicam que seu metabolismo lipídico e a saúde do fígado podem estar comprometidos. Isso pode ser uma consequência direta da infecção por COVID-19, já que o vírus pode afetar diversos sistemas do corpo, incluindo o sistema endócrino e o metabolismo, ou pode ser uma coincidência relacionada a outros fatores de saúde preexistentes.

A perda de paladar para alimentos salgados e as dores de cabeça também são sintomas notáveis. A alteração do paladar tem sido um sintoma comum relatado por muitos que tiveram COVID-19, embora geralmente se refira a uma perda geral de paladar ou olfato. A dor de cabeça pode ser um sintoma residual da infecção ou estar relacionada a outras condições.

Na medicina integrativa, consideramos todos esses sintomas e resultados de exames dentro do contexto mais amplo de sua saúde e bem-estar. Isso significa não apenas tratar os sintomas ou alterações laboratoriais isoladamente, mas entender como eles se relacionam com seu estado geral de saúde, estilo de vida, alimentação e bem-estar emocional.

Para abordar suas preocupações de forma eficaz, é essencial uma avaliação médica completa. Isso incluiria uma revisão detalhada de sua história médica, sintomas atuais, e possivelmente mais testes para entender melhor o impacto da COVID-19 em seu corpo e identificar quaisquer outras condições subjacentes que possam estar contribuindo para seus sintomas e resultados de exames.

Tratamentos e recomendações podem variar desde ajustes na dieta e no estilo de vida até intervenções médicas específicas, dependendo das descobertas dessa avaliação. Por exemplo, se os níveis elevados de triglicerídeos e glicose forem confirmados como uma preocupação, uma abordagem pode incluir mudanças na dieta, exercícios regulares e, se necessário, medicação para ajudar a gerenciar esses níveis. Da mesma forma, a investigação da função hepática e o manejo de qualquer disfunção identificada serão cruciais.

A medicina integrativa oferece uma abordagem holística, considerando não apenas os aspectos físicos da sua saúde, mas também como fatores emocionais, mentais e ambientais podem estar influenciando seu bem-estar. Isso é particularmente importante no contexto pós-COVID, onde os efeitos do vírus podem ser amplos e variados.

Encorajo você a procurar um profissional de saúde com experiência em medicina integrativa para uma avaliação abrangente. Juntos, vocês podem desenvolver um plano de cuidados personalizado que aborde suas preocupações específicas e promova sua recuperação e bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.