Tirei a vesícula biliar a um ano, e um rim a três anos. Posso consumir creatina e whey?

4 respostas
Tirei a vesícula biliar a um ano, e um rim a três anos. Posso consumir creatina e whey?
Você não deve consumir qualquer suplemento ou medicação sem antes consultar o seu nutricionista e médico; pois a sua condição clínica é bastante singular. Os rins funcionam como uma espécie de filtro para inúmeras substâncias, então no seu caso o cuidado deve ser redobrado.

Em relação a vesícula, não existe nenhuma contraindicação para o uso de proteínas e sim de gorduras. Para o caso dos rins devemos analisar em consulta como está a filtração desse órgão, com uma análise minuciosa de exames. Descartando problemas renais, podemos sim utilizar uma suplementação com doses bem controladas e reanalisando os parâmetros sanguíneos regularmente.
O uso da Creatina e do Whey é considerado seguro para uso em pessoas saudáveis. Para saber se você se encaixa no grupo onde esses suplementos são úteis e recomendáveis para a sua individualidade, é necessária avaliação profissional e realização de exames para verificar seus parâmetros gerais e renais.
Creatina: A creatina é um suplemento amplamente utilizado por atletas e pessoas que buscam melhorar o desempenho físico. A creatina é geralmente considerada segura para a maioria das pessoas, incluindo aquelas que passaram por cirurgias para a remoção da vesícula biliar e de um rim. No entanto, é sempre recomendado consultar um médico antes de iniciar a suplementação de creatina, especialmente se você tiver alguma condição de saúde pré-existente ou estiver tomando outros medicamentos.

Whey Protein: O whey protein é uma fonte de proteína derivada do soro do leite e é amplamente utilizado para ajudar na recuperação muscular e no suporte ao crescimento muscular. Se você não apresenta alergia ou intolerância ao leite, é provável que a suplementação de whey protein não seja um problema após a remoção da vesícula biliar e de um rim. No entanto, é importante verificar com o médico se a suplementação de whey protein é segura para você, especialmente em relação ao seu rim remanescente.

Ao tomar qualquer suplemento, é sempre recomendado seguir as orientações do profissional de saúde, como médico ou nutricionista. Eles podem avaliar sua situação individual de saúde, histórico médico e necessidades nutricionais para garantir que a suplementação seja segura e adequada para você.

Além disso, mantenha uma dieta equilibrada e variada, rica em nutrientes, e busque obter a maioria de suas necessidades nutricionais através de alimentos naturais e saudáveis. Os suplementos devem ser considerados como complementos à dieta, e não como substitutos para uma alimentação adequada.