Tive a doença de kiembock, e fiz ressecção dos ossos do carpo, é possivel que seja causa de fibromialgia?

3 respostas
Tive a doença de kiembock, e fiz ressecção dos ossos do carpo, é possivel que seja causa de fibromialgia?
Dr. Irineu Umberto Librenza
Médico clínico geral
Paranavaí
Não. Atualmente fibromialgia é considerada uma percepção alterada da sensação de dor pelo cérebro, quem tem fibromialgia é mais sensível a dor. Ressecção dos ossos do carpo não causa fibromialgia. Quem tem fibromialgia geralmente sente dores de intensidade variável acima e abaixo da cintura, dorme mal, acorda cansada e com o corpo dolorido, a dor tende a melhorar com o exercício físico e a pessoa tem mais chance de desenvolver depressão do que a média da população. Isto é explicado pelo fato de as substâncias químicas cerebrais responsáveis pela percepção da dor estarem também envolvidas no controle do humor. Não existe nenhum exame complementar que comprove o diagnóstico que é feito basicamente com uma história minuciosa e em peculiaridades sutis do exame físico. Existem bons tratamentos para a fibromialgia que se por um lado não a curam por outro melhoram de forma dramática a qualidade de vida do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Barbara Sales Teonacio Bezerra Da Silva
Psicanalista, Psicólogo
Recife
Não necessariamente, a fibromialgia é uma doença sem causa conhecida, muito frequente em mulheres, muitas vezes é confundida com depressão ou outra doença psiquiátrica.São muitos variados os sintomas como: dor crônica em várias partes do corpo, ansiedade, formigamento, inchaço, cansaço crônico, perda de sono,falta de atenção ,principalmente no trabalho.O diagnóstico não é fácil de ser realizado.É mais no embasamento cínico dos sintomas em si,pois, não existe nenhum exame específico.
Dra. Cleonice França Costa
Psicólogo
Balneário Camboriú
Como sabemos cientificamente não foi descoberto a causa até hoje, inclusive não tem nenhum exame que possa detectar a causa das dores.
Sabemos que existe a dor em vários pontos do corpo, os chamados tender points. Por experiência própria, pois tenho fibromialgia e na época consultei com vários ortopedistas, neurologistas, até que resolvi fazer um tratamento multidisciplinar, resolvi estudar e me especializar sobre o assunto. Hoje passo a minha experiência para os meus pacientes.

Especialistas

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Médico acupunturista, Especialista em dor

São Paulo

Thiago Vital Martins de Matos

Thiago Vital Martins de Matos

Fisioterapeuta

Olinda

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

Caren Pilatti

Caren Pilatti

Fisioterapeuta

Curitiba

Juliana Paiva

Juliana Paiva

Médico clínico geral, Psicanalista

Campinas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 264 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.