Tive covid a 2 meses, desde então sinto uma falta de ar constante (preciso puxar o ar pela boca) e o

5 respostas
Tive covid a 2 meses, desde então sinto uma falta de ar constante (preciso puxar o ar pela boca) e o nariz sempre está entupido, bocejo muito também. Minha tomografia do pulmão está normal, exames do coração e sangue também. Foi constatado sinusite, adenoide e desvio de septo. Isso já é o suficiente para causar essa sensação? Além de tudo, sou muito ansiosa/síndrome do pânico e tomo escitalopran.
Dra. Valeria Matarotti S Moreira
Infectologista, Dermatologista, Generalista
Rio de Janeiro
Os sintomas apresentados não se relacionam com a Covid. Sinusite crônica com hiperplasia(aumento) das adenoides são sintomas que justificam seus sintomas. Podem ser imuno-alérgicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Hugo de Andrade Junqueira
Generalista, Médico de família
Rio de Janeiro
Os sintomas descritos não estão ligados diretamente ao quadro pulmonar do COVID, mas sim da sindrome pós-covid que pode ser o gatilho para piora de seu quadro ansioso. Ficarei feliz em avaliar seu caso e poder te ajudar.
Sim, estes são sintomas de rinossinusite (exceto os bocejos).
Dr. Matheus Chagas Lima
Médico clínico geral, Generalista
Belo Horizonte
Agradeço por compartilhar seu caso, sua dúvida é complexa e muito relevante para outros que vivem com sequelas da COVID. Sim, a combinação de sinusite, adenoide e desvio de septo é uma causa muito importante para a obstrução nasal que leva à sensação de falta de ar e aos bocejos constantes.

A ansiedade/pânico também é um fator que intensifica enormemente essa percepção.

Estou à disposição para uma teleconsulta. É uma forma prática e segura de termos uma conversa detalhada e orientações personalizadas sobre seu tratamento. Fico feliz em dar o suporte ideal nesse processo!

Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
Sim. Essas alterações nas vias aéreas superiores (sinusite, adenoide e desvio de septo) são suficientes, sim, para causar a sensação de falta de ar, necessidade de respirar pela boca, bocejos frequentes e sensação de “ar insuficiente”, mesmo com pulmão e coração normais.

Após a Covid, é comum ocorrer: inflamação nasal e dos seios da face persistente, piora de quadros prévios (rinite, sinusite, desvio), sensação respiratória alterada, chamada de dispneia funcional.

Além disso, a ansiedade e a síndrome do pânico podem intensificar muito essa percepção, levando a: hiperventilação, bocejos frequentes, sensação de aperto no peito, necessidade de suspirar ou “puxar o ar”.

O fato de seus exames cardiológicos, pulmonares e laboratoriais estarem normais é um excelente sinal e praticamente afasta causas graves.

O tratamento costuma envolver: acompanhamento com otorrinolaringologista para controle da sinusite/rinite (sprays nasais, lavagens, avaliação cirúrgica se indicado), controle adequado da ansiedade (ajuste medicamentoso e/ou terapia), exercícios respiratórios e reeducação da respiração nasal.

Com o manejo correto, essa sensação tende a melhorar gradualmente.

Procure reavaliação se houver piora progressiva, chiado, dor no peito ou queda da saturação

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.