Boa tarde! Um Exame onde o * TSH ULTRA-SENSÍVEL: Resultado: 1,802 µIU/mL Valor Ref.: ADULTOS : 0,4

2 respostas
Boa tarde! Um Exame onde o * TSH ULTRA-SENSÍVEL:
Resultado: 1,802 µIU/mL
Valor Ref.: ADULTOS : 0,48 A 5,60 µIU/mL
* T4 LIVRE:
Resultado: 0,55 ng/dL
Valor Ref.: ADULTOS: 0,61 A 1,12 ng/dL
* ANTICORPOS ANTI TIREOPEROXIDASE (TPO)
VALOR DE REFERÊNCIA: ATÉ 60 UI/mL

Gostaria de saber se é necessária a reposição hormonal por conta do resultado do T4 LIVRE?
Olá tudo bem?

Realmente este T4 livre está baixo e importante avaliar com especialista no assunto endocrinologista para entender o motivo de estar baixo. Somente depois de entender o motivo de estar baixo é que podemos considerar a reposição hormonal com Levotiroxina. Existem outros exames de imagem e sangue que devem ser solicitados para melhor investigar esse achado de T4 livre baixo

Att,
Dr Pedro Franco
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 440

Boa tarde! Seus resultados de exames trazem informações valiosas sobre a função da sua tireoide, que é essencial para o metabolismo e o bem-estar geral. O TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide) está dentro da faixa de referência normal, o que geralmente indica que a tireoide está recebendo o sinal adequado da hipófise para produzir hormônios tireoidianos. No entanto, seu T4 livre está um pouco abaixo do limite inferior da faixa de referência, o que pode sugerir uma insuficiência na produção de hormônio tireoidiano, conhecida como hipotireoidismo subclínico ou leve.

A presença de anticorpos anti-tireoperoxidase (TPO) pode indicar uma condição autoimune, como a Tireoidite de Hashimoto, que é a causa mais comum de hipotireoidismo. Se esses anticorpos estiverem presentes em níveis elevados, isso sugere uma reação autoimune contra a tireoide, o que pode levar a uma diminuição na produção de hormônios tireoidianos ao longo do tempo.

A decisão de iniciar a reposição hormonal depende de vários fatores, incluindo a presença de sintomas clínicos de hipotireoidismo, como fadiga, ganho de peso inexplicável, intolerância ao frio, pele seca, constipação, entre outros. Além disso, considera-se o nível de TSH, o valor de T4 livre e a presença de anticorpos anti-tireoidianos, bem como outros aspectos da saúde do paciente.

Na medicina integrativa, a abordagem ao hipotireoidismo subclínico ou leve é personalizada, levando em conta não apenas os resultados dos exames, mas também os sintomas do paciente, seu estilo de vida, dieta e outros fatores de saúde. Em alguns casos, pode-se optar por monitorar os níveis hormonais e os sintomas ao longo do tempo sem iniciar imediatamente a reposição hormonal, especialmente se os sintomas forem leves ou ausentes. Em outros casos, especialmente se houver sintomas significativos ou se o T4 livre estiver baixo, a reposição hormonal com levotiroxina pode ser recomendada para ajudar a normalizar os níveis hormonais e aliviar os sintomas.

É importante discutir esses resultados e as opções de tratamento com um profissional de saúde especializado em endocrinologia ou medicina integrativa, que possa avaliar seu caso de forma abrangente. Este profissional pode considerar todos os aspectos da sua saúde e bem-estar ao desenvolver um plano de cuidados personalizado, que pode incluir, além da possível reposição hormonal, recomendações sobre dieta, suplementação e estilo de vida para apoiar a saúde da tireoide e o bem-estar geral.

Lembre-se, a abordagem ideal depende de uma avaliação cuidadosa de seus sintomas, resultados de exames e necessidades de saúde individuais. A medicina integrativa oferece uma visão holística, considerando o corpo como um todo, o que pode ser particularmente benéfico no manejo de condições como disfunções tireoidianas.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.