Tive depressão à 2 meses e tomo Citalopran, estou nos desmame de Clonazepam antes tomava comprimido Clonazepam, agora é gotas, tomo à pouco tempo. De quanto a quanto tempo posso baixar as gotas e quantas por vez?
Dra. Roberta Mellem Avante
Dra. Roberta Mellem Avante
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá tudo bem?
É muito importante você fazer o acompanhamento com o seu psiquiatra. Ele vai conseguir te indicar a melhor forma para proceder com a pausa dessa medicação específica.
Juntamente com a medição espero que você esteja fazendo psicoterapia para conseguir compreender mais sobre os sentimentos e sensações que te incomodam.
Abraço

Depende do tempo de uso e as doses que você vem fazendo uso. Prefiro o desmame em gotas por possibilitar uma retirada bem gradual. Uma gota a menos por semana, na grande parte das vezes, costuma funcionar bem na minha prática clínica. Também é importante prestar atenção na diluição, ir aumentando a quantidade de água e consequentemente diluindo cada vez mais o clonazepam.

Você deve reduzir as gotas na quantidade e frequência indicadas pelo seu médico, e não pela recomendação de um desconhecido na internet que nunca te atendeu pessoalmente.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Só o teu Psiquiatra pode orientar um desmame sem consequências físicas e psicológicas. O Clonazepam é um medicamento forte, logo os efeitos da abstinência forçada podem ser desastrosos. Uma questão se impõe: você não está muito ansioso para sair da medicação. É compreensível, a maioria de nós não gosta de tomar medicamentos psiquiátricos, existe até um preconceito muito nocivo em relação a quem toma. Mas nenhum profissional o reveitaria sem que houvesse absoluta necessidade. E ele é recomendado como ansiolitico, logo podemos concluir que sua depressão está associada à ansiedade. É bom lembrar também que nenhum remédio, por si só, cura qualquer transtorno mental. Ele apenas alivia os sintomas. Quem resolve é a Psicoterapia. Procure um Psicólogo Clínico, independente da abordagem, pois o que vale é a dedicação, a ética, a formação e a experiência do profissional e sua confiança nele. Invista sua energia num tratamento sério

Seu médico é quem poderá lhe dar esse tipo de informação, com mais acertividade.
Espero que lhe tenha ajudado, estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Acredito que somente seu psiquiatra possa lhe dar tal informação, geralmente a saida de uma depressão é delicada e gera ansiedade.
Pense na possibilidade de fazer uma terapia.
Att.
Eduatdo

Boa tarde. Sempre é recomendado tirar todas as suas dúvidas com o seu médico, ele é a pessoa que te acompanha e poderá dar segurança para você fazer o desmame com toda a segurança. Tenha sempre muito cuidado com dicas e informações de pessoas que desconhecem seu caso. Um abraço.

O uso de medicação e desmame da mesma precisam ser orientados pelo seu médico, apenas. Só ele conhece o seu caso e é responsável pelo seu tratamento. Sugiro que tire suas dúvidas com ele e não tome decisões contrárias ao que ele estipulou para sua melhora. Abraços

 Daniela Lizardo Borges
Daniela Lizardo Borges
Psicólogo
Uberlândia
É muito importante, em qualquer tratamento, que o paciente confie no profissional que está sob cuidados. Todas as dúvidas devem ser levadas à ele, com um pedido de esclarecimento de forma objetiva e de acordo com seu entendimento. O tratamento medicamentoso tem um ciclo, e deve ser feito por completo, para que haja uma resposta efetiva. O tratamento de depressão é analisado individualmente, sendo que em alguns casos apenas a psicoterapia será indicada, e em outros a associação de psicoterapia e medicação. Seja qual for o caso, o tratamento deverá ser iniciado e finalizado pelos profissionais responsáveis. Confie e siga corretamente. Logo você estará bem!

Especialistas em Depressão

Evaldo Couri

Evaldo Couri

Psiquiatra

Conselheiro Lafaiete

Vinícius Sales Sampaio Lopes

Vinícius Sales Sampaio Lopes

Psicólogo

São Paulo

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Gisele Köller Adami

Gisele Köller Adami

Psicólogo

Joinville

Guilherme Rocha Machado

Guilherme Rocha Machado

Psiquiatra

Mineiros

Karine Santiago Oliveira

Karine Santiago Oliveira

Psicólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 608 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.