Tive uma cicatriz de queloide na incisão da pfannestiel. Estou grávida e gostaria de evitar que ocorra

4 respostas
Tive uma cicatriz de queloide na incisão da pfannestiel. Estou grávida e gostaria de evitar que ocorra novamente depois da cesariana. Como devo proceder?
Após a primeira cirurgia usei fita silicone por 2 meses e kelocote spray por 6 meses mas não foram efetivos.
Tudo dependerá da via de parto. Se vc tiver que realizar nova cesariana, no dia da retirada dos pontos provavelmente terá que iniciar uso de gel/ placa de silicone no local e injeções de corticoide na cicatriz, para evitar que a cicatriz aumente. Mas o tratamento deve iniciar precocemente, na retirada dos pontos. Procure um dermatologista para te acompanhar.

Olá , se for queloide precisa do uso de outros tratamentos.
Queloide e diferente de cicatriz hipertrófica.
O ideal e você agendar com Dermatologista para examinar e lhe orientar a melhor conduta.

Abraços,

Dra Elisangela
Cicatrizes queloidenas são cicatrizes de difícil tratamento. Uma vez que são a expressão do código genético do paciente, perante um corte ou lesão cutânea, não ha como prometer ao paciente cura.
Sugiro que peça ao seu medico a utilização de fios inabsorvíveis do tipo (nylon), bem como evitar produtos que possam agredir a cicatriz cirúrgica,; p.ex: álcool, iodo,...
De preferencia a limpeza da pele apos o banho com Soro fisiológico. Gosto de indicar o usa da fita de silicone e do Kelo cote.
Poderia pensar na realização de betaterapia superficial, quanto antes possível.
Acredito que após a gravidez devemos ter muito cuidado ao aplicarmos corticoides nas cicatrizes, pois você estará amamentando e por mais que o efeito da medicação seja local, não há garantia de que ele não se torne sistêmico, o fabricante diz isso na bula.
Por isso eu optaria em fazer tratamentos tópicos como Contractubex e placa de silicone mas acredito que você seria beneficiada pela Radioterapia superficial, ou Betaterapia.

Sucesso!