Tive uma entorse no tornozelo. De acordo com a ressonância magnética tive ruptura em dois ligamentos,

3 respostas
Tive uma entorse no tornozelo. De acordo com a ressonância magnética tive ruptura em dois ligamentos, o calcaneofibular e o talofibular anterior. Vi em vários lugares que não precisa de cirurgia, porém um ortopedista me recomendou fazer a cirurgia, então estou em dúvida se precisa ou não?
A lesão dos ligamentos laterais do tornozelo após uma entorse é bastante comum. Em até 70% das vezes isso pode ocorrer. Porém apenas a lesão em si não costuma ser indicação de cirurgia. Isso por que após uma boa reabilitação fisioterápica por volta de 80% dos pacientes se recuperam plenamente. Nos casos em que o paciente apesar da reabilitação mantém dor ou instabilidade clinica ( torções sequenciais ) é que pode se optar pela cirurgia. Em alguns casos agudo, em que há lesões associadas - como lesões de cartilagem, lesões de sindesmose etc - pode ser que haja indicação de cirurgia primária. Converse com seu ortopedista e defina a melhor opção no seu caso. Boa sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Lesões ligamentares agudas do tornozelo, mesmo as mais graves grau III aonde os ligementos fíbulo-talar anterior e calcâneo-fibular tenham sido completamente rompidos, respondem bem ao tratamento não cirúrgico. Normalmente, a não ser que existam outras lesões associadas, não é necessário cirurgia na grande maioria dos casos.
As lesões ligamentares do tornozelo, ficam ótimas em 70% doas casos, com o tratamento conservador e melhor ainda o funcional, se forem imediatamente tratadas. Se o tratamento começar, já com os ligamentos no final da cicatrização por volta de 6 semanas, o sucesso vai diminuindo, conforme o tempo. Outra questão é se os ligamentos são extra articulares (Fibulo talar anterior), que cicatriza bem com imobilização ou se é intra articular( tibio fibular distal), que geramente evolui para tratamento cirúrgico.

Especialistas

Daniel Gonçalves Lopes

Daniel Gonçalves Lopes

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Mariana Roldi

Mariana Roldi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Antonio Rodolpho Hakime Scalize

Antonio Rodolpho Hakime Scalize

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Ribeirão Preto

Vitor Viana Costa

Vitor Viana Costa

Ortopedista - traumatologista

Rio Verde

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 183 perguntas sobre Entorse de tornozelo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.