Tive uma queda no ferro serico e aumento na ferritina, isso é normal?

3 respostas
Tive uma queda no ferro serico e aumento na ferritina, isso é normal?
Prof. Israel Bendit
Hematologista pediátrico, Pediatra
São Paulo
Boa noite! O relatado não é normal. Sugiro que você procure o médico que está cuidando de você e solicitou estes exames! Obrigado pela pergunta!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Isto pode ocorrer sim em alguns casos. Uma anemia por deficiência de ferro em conjunto com quadros inflamatórios pode ter em conjunto um ferro e saturação de transferrina baixas e ao mesmo tempo ferritina alta. Exemplo disto são doenças reumatológicas ( lupus, artrite reumatóide) em atividade, doenças infecciosas ( COVID/pneumonia), tromboses, renais crônicos dialíticos, doenças crônicas de pele, pacientes com doenças de fígado e grandes consumidores de alcool, hepatite virais. Já tive casos de pacientes tratados equivocadamente por ferritina alta decorrente de casos inflamatórios, sendo que na verdade possuiam ferro baixo. A cinética do ferro deve ser analisada criteriosamente dentro do seu contexto clínicom antecedentes e todos os exames para que o profissional possa te dar o diagnóstico e condutas mais assertivas. Seu caso merece uma boa análise.
Uma queda no ferro sérico acompanhada de aumento na ferritina não é considerada normal e pode indicar condições específicas. Isso pode ocorrer em situações de **inflamação ou infecção**, onde a ferritina, que é uma proteína de armazenamento de ferro, também atua como marcador inflamatório. Nesses casos, o ferro disponível no sangue pode estar baixo, mas os estoques de ferritina aumentam devido à resposta inflamatória.

Outra possibilidade é a **anemia por doença crônica**, onde o ferro é sequestrado nos estoques e não está disponível para uso adequado pelo organismo. É importante investigar a causa subjacente com exames complementares e acompanhamento médico.

Recomendo que você procure um hematologista ou clínico geral para uma avaliação detalhada e para determinar o tratamento mais adequado. Se precisar de mais informações, estou aqui!

Especialistas

Ana Paula Carrijo Rodrigues

Ana Paula Carrijo Rodrigues

Hematologista

São Paulo

Clarice Rocha

Clarice Rocha

Hematologista

Belo Horizonte

Caroline Nishi

Caroline Nishi

Pediatra

São Paulo

Renan de Souza Melo

Renan de Souza Melo

Hematologista

São José do Rio Preto

Agatha Hofmann

Agatha Hofmann

Hematologista

Erechim

Luciene Da Cruz Oliveira

Luciene Da Cruz Oliveira

Hematologista

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Leucemia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.