TOC pode piorar com carência crônica de zinco (tenho 61 anos, e testosterona está baixo) ?

3 respostas
TOC pode piorar com carência crônica de zinco (tenho 61 anos, e testosterona está baixo) ?
A deficiência em zinco é uma condição raríssima. Para se ter ideia, nem é algo dosado pela medicina em pacientes. Não se pode afirmar que há relação com o TOC.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A princípio, há alguns estudos mostrando que parece haver uma deficiência de zinco e outros sais minerais em pacientes portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), além de outros estudos mostrando que a complementação com zinco potencializaria os efeitos de medicações utilizadas no tratamento do TOC. Também há alguns estudos mostrando a relação da baixa de testosterona em homens e o TOC. Entretanto, não podemos afirmar com absoluta certeza a relação entre TOC, níveis de zinco e testosterona. O mais importante não são os níveis de um ou de outro, mas que você esteja em acompanhamento com seu psiquiatra, pois o que ainda importa, no final, é o correto tratamento e acompanhamento clínico no TOC, associado, se possível, a psicoterapia.
Pois é, não é documentado de forma unânime, qualquer relação de zinco ou testosterona com o TOC, porém, naturalmente o quadro sintomático de qualquer patologia, tem boas chances de piorar em detrimento da presença de outras. Assim, recomendo o tratamento de TOC com os profissionais de saúde mental, assim como o cuidado médico e nutricional com as questões hormonais e vitamínicas .

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.