Todo paciente com gota terá tofos no futuro?

3 respostas
Todo paciente com gota terá tofos no futuro?
O aparecimento de tofos gotosos, é a manifestação reumatológica da hiperuricemia, quando o paciente tem os níveis de ácido úrico elevados durante muitos anos.

O tratamento ajuda a reduzir o risco de desenvolver tofos gotosos se os niveis de acido urico forem controlados, e se já tiverem ocorrido eles podem regredir.

o tratamento da gota vai além das crises, muitos pacientes fazem o tratamento apenas durante as crises, mas uma vez desencadeado a doença é necessário prevenir as crises, para poupar que outras articulações sejam acometidas.

Existem outras complicações do excesso de ácido úrico como cálculos renais, aumento da pressão arterial.

É preciso mudança de hábitos alimentares com redução de álcool, excesso de frutose (suco de frutas mesmo sendo natural apresenta excesso de frutose), evitar miúdos, excesso de carnes. E avaliação das medicações em uso, pois algumas podem causar aumento de ácido úrico .

Não são todos os pacientes que evoluem para a formação de tofos. Isso depende dos níveis de ácido úrico no sangue, a gravidade da doença que o paciente tem e o tratamento realizado. Com o tratamento adequado, o nível de ácido úrico pode ser normalizado e os tofos podem regredir, quando já existem, ou se pode evitar o aparecimento. Procure um reumatologista.
Dúvida relevante.

Nem todos os pacientes com Gota terão tofos, em geral aqueles com altas taxas de ácido úrico no sangue sem tratamento por tempo prolongado.

Ainda assim vale ressaltar que com o tratamento adequado os tofos regridem.

Consulte seu reumatologista de confiança.

Atenciosamente.