Todos os antidepressivos ISRS pioram a hipertensão no início do tratamento?

Todos os antidepressivos ISRS pioram a hipertensão no início do tratamento?

3 respostas


Pode aumentar só no inicio do tratamento, depois normaliza.

Dr. José Umbelino de Morais

Dr. José Umbelino de Morais

Médico clínico geral

Uberlândia

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Os anti depressivos de modo geral, trazem alguns efeitos colaterais, dentre eles, retenção de água e sal, aumento de peso e modificações da pressão arterial. Assim, deve-se estar atento a variações pressóricas durante a terapia.


Olá, sendo breve: não. Os ISRS, ou inibidores seletivos de recaptação de serotonina, cujo uso mais comum é como antidepressivos, em geral não tendem a piorar a hipertensão como efeito direito. Embora isto possa variar entre indivíduos diferentes, seria um efeito incomum desta classe de medicamentos. No entanto, um efeito não tão raro no início do tratamento da depressão com os ISRS é a piora dos sintomas ligados à própria depressão, os quais, secundariamentem, poderiam elevar a pressão arterial (por ansiedade) de um paciente já hipertenso. Neste caso, isto seria um efeito temporário. Por outro lado, existem os antidepressivos "inibidores da recaptação da serotonina e da noradrenalina", como a venlafaxina, que podem, mais comumente, agravar um quadro de hipertensão. Ainda assim, não acontece com todos os pacientes que os utilizam, mesmo sendo hipertensos. Na dúvida, recomendo consultar, caso a caso, o médico que prescreveu o antidepressivo. Um abraço, Dr Thiago Monaco.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.