Tomando Ritalina LA de manhã juntamente com Escitalopram pela manhã também. Os remédios interagem de

3 respostas
Tomando Ritalina LA de manhã juntamente com Escitalopram pela manhã também. Os remédios interagem de alguma forma? Há problema em beber moderadamente a noite? Quais efeitos podem ocorrer misturando essas medicações e álcool?
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
Não há problemas de interação. Quanto ao uso do alcool não é recomendável a ingesta. Escitalopram e álcool: O álcool pode aumentar a sonolência e a tontura associadas ao escitalopram e pode piorar os sintomas de depressão e ansiedade.

Ritalina LA e álcool: O álcool pode aumentar a concentração de metilfenidato no sangue, o que pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como nervosismo, insônia e aumento da frequência cardíaca. Além disso, a Ritalina pode mascarar os efeitos do álcool, levando a um maior risco de intoxicação alcoólica.

Caso por venture venha a consumir alcool durante o uso dessas medicações saiba que pode ter esses e outros efeitos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Júlio César Leal
Psiquiatra, Psicanalista
Aracaju
Quando o paciente tem ansiedade e TDAH, é mandatório o tratamento primeiro da ansiedade, como por exemplo com escitalopram, antes de iniciar o tratamento para TDAH, como a Ritalina LA. O paciente estando estável de sua ansiedade, eu sempre oriento que a vida segue normal. Sem abusos, não ha porque se preocupar. A ritalina LA tem alcance máximo de ate 8 horas, para esta medicação é importante não utilizar juntamente com o álcool.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Tomando Ritalina LA (metilfenidato de liberação prolongada) junto com escitalopram, não há uma interação grave diretamente conhecida. Ambos atuam no sistema nervoso central, então podem se somar efeitos como aumento da ansiedade, agitação, dificuldade para dormir, aumento da frequência cardíaca ou pressão arterial em algumas pessoas. É importante observar qualquer mudança de humor, palpitações ou inquietação.

Quanto ao álcool, mesmo que seja consumido de forma moderada à noite, ele pode interferir na ação dessas medicações: pode potencializar a sonolência do escitalopram, reduzir a eficácia da Ritalina ou causar tontura, náusea e confusão. Além disso, misturar álcool com qualquer medicamento que atue no sistema nervoso central aumenta o risco de alterações de humor, impulsividade ou ansiedade, e em casos mais raros, pode contribuir para arritmias cardíacas.

Portanto, o consumo de álcool não é recomendado, principalmente enquanto se ajusta a dose das medicações ou se houver sintomas de ansiedade ou insônia. Demonstro preocupação com seu bem-estar e recomendo conversar com seu psiquiatra para orientações personalizadas, monitorar efeitos adversos e tirar dúvidas sobre hábitos de vida durante o tratamento. Estou disponível para esclarecer dúvidas online e acompanhar sua evolução.

Obtenha respostas ma

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2436 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.