Tomar remédio após a ingestão de café corta seu efeito?

2 respostas
Tomar remédio após a ingestão de café corta seu efeito?
Dr. Luiz Carlos De Souza Pereira
Anestesiologista, Médico clínico geral
Ji-Paraná
depende do medicamento,mas maioria das vezes sim.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
A interação entre o café e medicamentos é uma questão relevante e que merece atenção, especialmente considerando o hábito comum de consumir café diariamente. O café, rico em cafeína, pode influenciar a absorção e a eficácia de certos medicamentos, embora o impacto varie dependendo do tipo de medicamento e das características individuais de cada pessoa.

A cafeína pode afetar o sistema nervoso central, aumentando a alerta e, em alguns casos, pode interferir na forma como o corpo metaboliza certos medicamentos. Por exemplo, a cafeína pode aumentar a velocidade de absorção de alguns medicamentos, enquanto para outros, pode retardar ou diminuir a eficácia. Além disso, medicamentos que também estimulam o sistema nervoso central podem ter seus efeitos potencializados pela cafeína, levando a um aumento dos efeitos colaterais.

No entanto, dizer que o café "corta o efeito" de todos os medicamentos é uma generalização que não se aplica universalmente. A interação significativa entre o café e medicamentos é mais a exceção do que a regra, e quando ocorre, é mais comum com medicamentos específicos, como alguns tipos de antibióticos ou medicamentos para a tireoide, onde a recomendação pode ser evitar o café em torno do horário da medicação.

Para a maioria dos medicamentos, tomar seu remédio com um copo de água é a melhor escolha, principalmente para garantir a absorção adequada e evitar possíveis interações. Se você tem o hábito de tomar café perto do horário dos seus medicamentos, é importante consultar seu médico ou farmacêutico. Eles podem fornecer orientações específicas baseadas no tipo de medicamento que você está tomando e na sua saúde geral.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem é sempre personalizada, levando em consideração todos os aspectos do estilo de vida do paciente, incluindo o consumo de café. A integração de conhecimentos de diferentes áreas da saúde permite uma compreensão mais ampla das interações potenciais entre dieta, estilo de vida e tratamentos médicos, garantindo que as recomendações sejam adaptadas às necessidades individuais de cada paciente.

Lembrando sempre que a avaliação médica é indispensável para determinar qual é realmente o estado clínico do paciente e suas necessidades, garantindo assim um tratamento seguro e eficaz.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 516 perguntas sobre Prelone
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.