Tomei café (1 xicara de café adoçado e leite) e 30 minutos depois comi uma banana prata quando passo
2
respostas
Tomei café (1 xicara de café adoçado e leite) e 30 minutos depois comi uma banana prata quando passou 1:30h comecei a sentir tremores enjoos dor de cabeça e uma sensação estranha aí olhei a glicose ela estava 87 pelo tempo q tinha me alimentado esse valor estava normal ou ela teria q está mais alta
Obg não tenho diabetes mas costumo ter quadros de hipoglicemia
Obg não tenho diabetes mas costumo ter quadros de hipoglicemia
Glicose 87 mg/dL após 2h → Normal (deveria estar abaixo de 140).
Sintomas (tremores, enjoos) → Provavelmente queda rápida da glicose (hipoglicemia reativa).
Causa possível → Café açucarado + banana = pico de glicose seguido de queda brusca.
O que fazer?
Evite açúcar puro/carboidratos sozinhos.
Combine com proteínas/fibras (ex: banana + castanhas).
Cheque a glicose no momento do mal-estar.
Se repetir, avalie com médico.
Sintomas (tremores, enjoos) → Provavelmente queda rápida da glicose (hipoglicemia reativa).
Causa possível → Café açucarado + banana = pico de glicose seguido de queda brusca.
O que fazer?
Evite açúcar puro/carboidratos sozinhos.
Combine com proteínas/fibras (ex: banana + castanhas).
Cheque a glicose no momento do mal-estar.
Se repetir, avalie com médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Obrigado por compartilhar seu relato — ele é bem característico de um quadro chamado hipoglicemia reativa.
Mesmo com a glicemia medida dentro do intervalo considerado “normal” (como 87 mg/dL), o que pode estar acontecendo é uma queda rápida da glicose após a ingestão de alimentos, especialmente quando há algum grau de resistência insulínica. Isso causa os sintomas típicos: tremores, enjoo, dor de cabeça e sensação de mal-estar.
A hipoglicemia reativa não significa necessariamente que você tem diabetes, mas pode ser um sinal de que seu organismo está produzindo insulina em excesso em resposta aos alimentos — principalmente se forem ricos em carboidratos simples ou consumidos de forma isolada.
Nesses casos, é importante ajustar a alimentação com foco no equilíbrio entre proteínas, fibras e gorduras boas para evitar picos e quedas bruscas da glicose.
Vale muito a pena procurar um endocrinologista para uma avaliação mais completa — com exames e orientações individualizadas — e, se necessário, estratégias para melhorar a sensibilidade à insulina.
Você está no caminho certo buscando entender melhor os sinais do seu corpo.
Mesmo com a glicemia medida dentro do intervalo considerado “normal” (como 87 mg/dL), o que pode estar acontecendo é uma queda rápida da glicose após a ingestão de alimentos, especialmente quando há algum grau de resistência insulínica. Isso causa os sintomas típicos: tremores, enjoo, dor de cabeça e sensação de mal-estar.
A hipoglicemia reativa não significa necessariamente que você tem diabetes, mas pode ser um sinal de que seu organismo está produzindo insulina em excesso em resposta aos alimentos — principalmente se forem ricos em carboidratos simples ou consumidos de forma isolada.
Nesses casos, é importante ajustar a alimentação com foco no equilíbrio entre proteínas, fibras e gorduras boas para evitar picos e quedas bruscas da glicose.
Vale muito a pena procurar um endocrinologista para uma avaliação mais completa — com exames e orientações individualizadas — e, se necessário, estratégias para melhorar a sensibilidade à insulina.
Você está no caminho certo buscando entender melhor os sinais do seu corpo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É possível a pessoa ser diagnosticada com resistência a insulina e os valores da glicose em jejum e hemoglobina glicada estarem dentro dos padrões considerados normais?
- Fiz o exame de glicemia pós prandial mas no dia eu estava passando mal e não comi a quantidade normal que eu como no dia a dia ,só comi um pouquinho de comida, isso pode atrapalhar o resultado do exame??
- Minha mãe irá fazer dia 9 cirurgia de catarata ,o jejum é de 8 hrs a cirurgia é as 14hrs ,o q posso dar ele de café da manhã ? Reforçado tem 85 anos
- Minha glicose pós prandial 2 horas, deu 94 mg/dl Gostaria de saber se é normal?
- Olá a minha deu 4,6%está alterada ? E s média deu 91.1
- Ola,medi minha diabetes e deu 420 devo procurar um medico?
- Sou diabética,minha glicose em jejum estava 370, aí duas horas após o almoço medi novamente está 307 oque devo fazer?
- 6,2%hemoglobina glicada glicose média estimada (GME)131mg/dl
- Bom dia.. fiz exame de glicose em jejum o resultado deu 136.. consigo reverter sem medicação? Tenho uma alimentação totalmente errada(tenho consciência disso) por exemplo antes de fazer comi um monte de carboidratos, como fritas etc... queria mudar, ainda dá tempo?
- Meu triglicérides deu 233 Glicose em jejum 108 Colesterol tudo normal. E motivo de preocupação?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1652 perguntas sobre Níveis de glicose no sangue
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.