Tomei cloridrato de fluoxetina durante uma semana completa. Após esse período interrompi o uso do me

2 respostas
Tomei cloridrato de fluoxetina durante uma semana completa. Após esse período interrompi o uso do medicamento. Gostaria de saber quanto tempo leva pra sair completamente do organismo?
O cloridrato de fluoxetina, um tipo de antidepressivo, tem uma meia-vida longa, o que significa que leva tempo para ser eliminado do organismo. Após interromper o uso, a fluoxetina e seus metabólitos podem levar várias semanas para serem completamente eliminados do corpo.

No entanto, a duração exata pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, incluindo a dosagem do medicamento, a duração do uso e as características individuais do metabolismo de cada pessoa.

Caso você tenha interrompido o uso da fluoxetina e esteja preocupado com os efeitos da descontinuação, é importante que você consulte um médico para receber orientações específicas para o seu caso. Eles podem oferecer informações mais precisas com base na sua situação e histórico médico.

Mais importante do q a sua pergunta é o pq quer saber isto, tenho ctz q está é a verdadeira dúvida q vc tem, e não um dado técnico.
De qq forma o tempo de eliminação de um fármaco é calculado pela meia vida do fármaco multiplicado por 5 (ou seja, 5 tempos de meia vida).
Meia vida é o tempo q o organismo demora para eliminar 50% da medicação. Uma meia vida a concentração cai para 50%, 2 meia vida para 25%, 3 meia vida para 12,5%, 4 meia vida para 6,25%, 5 meia vida para 3,125% da concentração original.
No caso da fluoxetina, o tempo de meia vida varia de 2 a 3 dias (isso é uma média, dependendo o organismo (idade, peso, metabolismo hepático, comorbidades, etc) a meia vida pode ser maior menor).
Assim o tempo para eliminar a fluoxetina do organismo é, em média, 10 a 15 dias. (OBS: este é o antidepressivo com maior tempo de meia vida de todos).