Tomei Fluoxetina somente 2 dias e quando parei de tomar comecei a passar mal, com uma sensação de falta

2 respostas
Tomei Fluoxetina somente 2 dias e quando parei de tomar comecei a passar mal, com uma sensação de falta de ar, sufoco no meio dos peitos, e um pouco de tremedeira, isso é o efeito rebote?
Acho muito pouco provável que isso seja sintoma rebote da Fluoxetina, pois essa é uma medicação de meia-vida muito longa (algo em torno de 4 semanas), o que a torna virtualmente isenta desse tipo de fenômeno. O que é possível de ter acontecido é uma certa piora de sintomas ansiosos que costuma ocorrer com a introdução de alguns anti-depressivos, notadamente os inibidores da recaptação da serotonina.
Sugiro que você comunique seu médico o mais breve possível sobre o ocorrido.

- Se a fluoxetina foi o primeiro tratamento e foi usada por 2 dias não é efeito rebote. Ela é a medicação que comprovadamente menos causa efeito rebote.
- As mais associadas a efeitos rebote (caso se suspenda o tratamento abruptamente; eventualmente em reduções de doses; ou por esquecimentos na tomada por alguns dias consecutivos) são: paroxetina, venlafaxina, duloxetina, nortriptilina. Portanto, se antes se estava em uso de outra medicação, e esta, foi trocada pela fluoxetina; especialmente se a medicação anterior foi algumas das mais implicadas no rebote, talvez a fluoxetina seja "inocente".
Existe a possibilidade de algumas medicações, em algumas pessoas, piorarem inicialmente a ansiedade nos primeiros dias/semanas de tratamento (para previnir isso: pode-se começar com metade do comprimido na primeira semana ou usar concomitante um tranquilizante, como Rivotril, p. ex, nas primeiras semanas). As vezes, estressores de vida são os causadores desse aumento de ansiedade que teve.