Tomei Fluoxetina somente 2 dias e quando parei de tomar comecei a passar mal, com uma sensação de falta

2 respostas
Tomei Fluoxetina somente 2 dias e quando parei de tomar comecei a passar mal, com uma sensação de falta de ar, sufoco no meio dos peitos, e um pouco de tremedeira, isso é o efeito rebote?
Acho muito pouco provável que isso seja sintoma rebote da Fluoxetina, pois essa é uma medicação de meia-vida muito longa (algo em torno de 4 semanas), o que a torna virtualmente isenta desse tipo de fenômeno. O que é possível de ter acontecido é uma certa piora de sintomas ansiosos que costuma ocorrer com a introdução de alguns anti-depressivos, notadamente os inibidores da recaptação da serotonina.
Sugiro que você comunique seu médico o mais breve possível sobre o ocorrido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
- Se a fluoxetina foi o primeiro tratamento e foi usada por 2 dias não é efeito rebote. Ela é a medicação que comprovadamente menos causa efeito rebote.
- As mais associadas a efeitos rebote (caso se suspenda o tratamento abruptamente; eventualmente em reduções de doses; ou por esquecimentos na tomada por alguns dias consecutivos) são: paroxetina, venlafaxina, duloxetina, nortriptilina. Portanto, se antes se estava em uso de outra medicação, e esta, foi trocada pela fluoxetina; especialmente se a medicação anterior foi algumas das mais implicadas no rebote, talvez a fluoxetina seja "inocente".
Existe a possibilidade de algumas medicações, em algumas pessoas, piorarem inicialmente a ansiedade nos primeiros dias/semanas de tratamento (para previnir isso: pode-se começar com metade do comprimido na primeira semana ou usar concomitante um tranquilizante, como Rivotril, p. ex, nas primeiras semanas). As vezes, estressores de vida são os causadores desse aumento de ansiedade que teve.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1207 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.