Tomei por 11 dias o pyloripac pela manhã em jejum e a noite após o jantar. Esqueci que era antes do

2 respostas
Tomei por 11 dias o pyloripac pela manhã em jejum e a noite após o jantar. Esqueci que era antes do jantar, será que não terei um bom resultado? Só falta 04 dias para terminar a medicação e descobri que era antes do jantar!
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
O Helicobacter é uma bactéria transmissível. Hoje aproximadamente metade da população mundial está infectada.
A descoberta do H. pylori revolucionou a Medicina. Por exemplo, as úlceras do estomago e duodeno passaram a ser tratadas com muito mais sucesso. Isso beneficiou milhões de pessoas. A maioria das gastrites também são causadas pelo H. pylori.

Os alimentos ou água contaminados com H.pylori causam transmissão da doença. Não se sabe em detalhes como se adquire. Sabe-se que uma vez contaminados, sempre teremos o H. pylori no organismo.

Um dado que poucos sabem é que a maioria das pessoas contaminadas permanecem sem sintomas.
Mas H. pylori é a maior causa conhecida das úlceras gástricas e duodenais.
As úlceras muitas vezes causam dor abdominal, geralmen- te epigástrica (na região acima do umbigo). Pode haver náuseas(enjoo) ou mesmo vômitos. A sensação de má digestão também pode acontecer, com empachamento(peso no estomago) e saciedade precoce. Muitos pacientes nos falam: doutor, comi só um pouquinho, mas parece que comi um boi.
Mas é bem difícil saber o diagnóstico exato só pelos sintomas.
Para o diagnóstico exato o Médico , além da consulta atenta, muitas vezes precisa da Endoscopia Digestiva Alta. No exame, além de saber o que acontece no esôfago, estomago e duodeno, obtém-se material para saber se há o H. pylori.
Entendo que nada substitui um Médico atento, interessado e que tenha métodos comprovados para o diagnóstico.
O tratamento é feito com antibióticos associados a um IBP(omeprazol, pantoprazol, etc). A maior parte dos tratamentos é bem sucedido. Se isso não acontece, o Médico experiente saberá usar os tratamentos de segunda linha. Apesar do nome, são tratamentos eficazes. Os efeitos colaterais são raros e geralmente leves. Se acontecerem efeitos colaterais mais severos, um Médico com experiência saberá quando modificar o tratamento.
No seu caso acho improvável que o tratamento não tenha sucesso. Acho que tudo irá bem. Contudo, uma verificação do H. pylori após o tratamento poderá comprovar isso. No meu entender, é importante que o paciente tenha tranquilidade que o H. pylori foi eliminado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 190 perguntas sobre Pyloripac
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.