Tomei prednisona de 20mg um comprimido por 7 dias e depois meio comprimido por mais 13 dias. Preciso

2 respostas
Tomei prednisona de 20mg um comprimido por 7 dias e depois meio comprimido por mais 13 dias. Preciso fazer desmame?
A sua preocupação em relação ao uso de prednisona e a necessidade de desmame é muito válida e demonstra uma conscientização importante sobre o uso responsável de medicamentos, especialmente quando se trata de corticosteroides como a prednisona. Este medicamento é frequentemente utilizado para tratar uma ampla gama de condições devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras, mas seu uso deve ser cuidadosamente gerenciado para minimizar possíveis efeitos colaterais.

A prednisona, ao ser utilizada por períodos prolongados ou em doses elevadas, pode afetar o funcionamento normal das glândulas suprarrenais, que produzem hormônios corticosteroides naturais do corpo. Quando a prednisona é administrada, a produção natural desses hormônios pode diminuir, o que justifica a necessidade de um desmame gradual. O desmame permite que as glândulas suprarrenais retomem sua função normal gradualmente, evitando sintomas de insuficiência adrenal, que podem incluir fadiga, perda de peso, dor abdominal, entre outros.

No entanto, a necessidade de desmame e a forma como ele deve ser feito dependem de vários fatores, incluindo a dose de prednisona utilizada, a duração do tratamento e a condição sendo tratada. Em geral, tratamentos curtos com doses baixas a moderadas, como parece ser o seu caso, podem não exigir um desmame tão rigoroso quanto tratamentos de longa duração ou com doses mais altas. No entanto, é crucial que essa decisão seja tomada por um médico, que avaliará sua situação específica e determinará a melhor abordagem para reduzir a dose de prednisona de forma segura.

Na medicina integrativa, a abordagem ao uso de medicamentos como a prednisona é feita de forma holística, considerando não apenas a condição imediata que necessita de tratamento, mas também o impacto a longo prazo no bem-estar geral do paciente. Isso inclui avaliar cuidadosamente a necessidade de desmame e oferecer suporte ao corpo durante esse processo, possivelmente com a ajuda de ajustes na dieta, suplementação e outras terapias complementares para fortalecer o corpo e minimizar o desconforto.

É essencial que você discuta suas preocupações e qualquer sintoma que esteja experienciando com seu médico. Apenas um profissional de saúde pode fornecer orientações precisas sobre como gerenciar o uso de prednisona de forma segura e eficaz, incluindo se um desmame é necessário no seu caso e como ele deve ser conduzido.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Boa noite!
O desmame da Prednisona é aconselhável a partir de 14 dias de uso, sobretudo quando é dose administrada é de 20mg (ou superior). No seu caso, como fez 07 dias na dose de 20mg e posteriormente, mais 13 dias com a dose de 10mg, você de certa forma já fez um pouco do "desmame".
Segundo o protocolo, você está em uso de uma dose baixa (entre 5-15mg) em tempo intermediário (2 semana - 2 meses), e portanto, o desmame é aconselhado, porém pode ser feito em um curto período de tempo. Qualquer dúvida adicional, estou a disposição! Atenciosamente,
Dra. Marina Graziadio - Endocrinologista e Metabologista (CRM/RJ 115964, RQE: 51011)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!