Tomei sertralina por alguns dias, e depois interrompi por conta de falta de dormir e entre outros ef

3 respostas
Tomei sertralina por alguns dias, e depois interrompi por conta de falta de dormir e entre outros efeitos colaterais como apatia , ausência de forme. Agora desencadeou a acatisia , naáo sei oq eu fazer , ando pra cima e pra baixo, não consigo ficar parada oque fazer . Eu tomo propanolol mais não adianta nada. Não consigo dormir.
Olá! Sinto muito que você esteja passando por isso — a acatisia é realmente uma sensação muito angustiante, e você não precisa enfrentar isso sozinha.
A interrupção da sertralina e os efeitos que você descreve podem, sim, desencadear esse quadro de inquietação intensa. O propranolol ajuda alguns pacientes, mas não é suficiente para todos.
Existem outras medicações que podem aliviar a acatisia de forma rápida, e também é importante avaliar se há necessidade de ajustar o tratamento da ansiedade para estabilizar seu sono e seu bem-estar.
Como você não está conseguindo dormir e a agitação está intensa, o ideal é que você seja avaliada o quanto antes — mesmo que seja por teleconsulta — para que eu possa ajustar sua medicação com segurança e te ajudar a sair desse desconforto.
Se quiser, posso te atender e te orientar de forma completa e individualizada. Você não precisa continuar assim, existe tratamento e costuma melhorar rapidamente com a conduta adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor  Esteves
Psiquiatra, Médico clínico geral
Itaquiraí
Toda medicação ansiolítica necessita de um tempo de pelo menos umas 3 a 4 semanas para o paciente perceber uma melhora concreta da medicação. Essa forma abrupta de interromper não é correta. Se a medicação te causou insônia o ideal é toma-la na parte da manha para a noite conseguir dormir melhor, caso mesmo assim não consiga existem outras medicações que podem te ajudar. O propranolol que você mencionou é usado com frequência para acatisia, mas pode não funcionar em todos os casos. Procura um especialista para te ajudar, qualquer duvida estou por aqui!
Acatisia pós-descontinuação de ISRS é real e desconfortável, mas manejável. Você não está sozinho nisso.

Conduta imediata:

Não interrompa abruptamente medicações psiquiátricas — sempre taper gradual (redução progressiva). Descontinuação abrupta causa rebound de serotonina

Reinicie sertralina em dose baixa (25-50mg) e reduza lentamente em 2-3 semanas (tapering)

Propranolol não resolve acatisia — é ineficaz para essa classe. O correto seria:

Biperideno 2-4mg (anticolinérgico — primeira linha)
Ou benzodiazepínico (lorazepam 1-2mg/dia) temporariamente
Sono: Melatonina 3-5mg OU trazodona 50-100mg (sedativo seguro) — não use difenidramina (pioraacatisia)

Timing:

Acatisia geralmente cede em 7-10 dias com manejo adequado. Se persistir além disso, considere trocar ISRS (fluoxetina é mais suave para descontinuação).

Aviso importante:

Não volte a interromper sem orientação. Efeitos colaterais iniciais (insônia, apatia) melhoram em 2-3 semanas. Persistir > 4 semanas justifica trocar droga, não parar.

Especialistas

Alexandre Rozenwald

Alexandre Rozenwald

Psiquiatra, Médico acupunturista

Brasília

Vicente de Paulo Gomes Junior

Vicente de Paulo Gomes Junior

Psiquiatra

Teresina

Márcia Cristina Rufino

Márcia Cristina Rufino

Psiquiatra

São Paulo

Leandro Lima

Leandro Lima

Psiquiatra

Porto Velho

Henrique Pandolfo

Henrique Pandolfo

Psiquiatra

Curitiba

Vicente Gomes

Vicente Gomes

Psiquiatra

Teresina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Acatisia Induzida Por Drogas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.