Tomo Bupropiona e Naltrexona (ambos juntos manipulados) gostaria de saber se pode tomar uma taça de

2 respostas
Tomo Bupropiona e Naltrexona (ambos juntos manipulados) gostaria de saber se pode tomar uma taça de vinho ou uma cerveja? Tomando esses medicamentos?
Dr. Pedro Ferreira
Endocrinologista
Rio de Janeiro
Boa tarde... se você já está adaptada a medicação, um taça de vinho não tem problema. O problema está na quantidade. Se você sabe que não consegue se controlar na quantidade ai é melhor evitar totalmente o uso de bebidas alcoólicas

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Henrique Caixeta da Conceição
Endocrinologista, Pediatra, Médico clínico geral
Campinas
A Recomendação Principal: Evitar o Álcool
A recomendação mais segura e enfática é evitar completamente o consumo de álcool (incluindo vinho e cerveja) enquanto estiver tomando Bupropiona e Naltrexona.

1. Risco da Bupropiona com Álcool
A Bupropiona, independentemente de estar combinada com a Naltrexona, aumenta o risco de:

Aumento de Efeitos Neuropsiquiátricos: O álcool pode intensificar os efeitos colaterais da Bupropiona, como tontura, sedação, alterações de humor, ansiedade e confusão mental.

Aumento do Risco de Convulsões: A Bupropiona, especialmente em pessoas que bebem grandes quantidades ou param de beber abruptamente, pode diminuir o limiar para convulsões. O álcool potencializa esse risco.

2. Risco da Naltrexona com Álcool
A Naltrexona é frequentemente prescrita justamente para reduzir o desejo (craving) por álcool e ajudar na manutenção da abstinência. Embora ela seja utilizada para diminuir o prazer do álcool, sua eficácia é maximizada com a abstinência.

Danos ao Fígado: Ambos os medicamentos (Bupropiona e Naltrexona) são metabolizados pelo fígado, assim como o álcool. A combinação dos três pode sobrecarregar o fígado, aumentando o risco de hepatotoxicidade (lesão hepática).

3. O Foco do Tratamento
Se o seu tratamento visa reduzir a compulsão ou dependência, a ingestão de álcool pode comprometer o progresso terapêutico e a eficácia da medicação. Mesmo uma pequena dose pode reativar padrões de desejo ou compulsão que o medicamento está tentando controlar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 873 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.