Tomo desvenlafaxina 100 mg e risperidona 2 mg para ansiedade e depressão. Às vezes, sinto leves choq
3
respostas
Tomo desvenlafaxina 100 mg e risperidona 2 mg para ansiedade e depressão. Às vezes, sinto leves choques no corpo, como se fossem "pulsos" de intensidade leve. Isso é normal? Tem a ver com a medicação?
Bom dia!
Sim, essa sensação de "choques elétricos" ou "pulsos" no corpo é um efeito colateral relativamente comum de algumas medicações que atuam no sistema nervoso central, como a desvenlafaxina.
Essa sensação é mais frequentemente associada à síndrome de descontinuação (ou retirada) de antidepressivos, mas também pode ocorrer, de forma mais leve, durante o tratamento, especialmente em momentos de ajuste de dose ou troca da marca da medicação.
A desvenlafaxina pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSNs). Eles atuam regulando neurotransmissores no cérebro. Quando há uma flutuação nos níveis desses neurotransmissores, seja por interrupção, atraso na tomada da dose, ou mesmo a adaptação do corpo ao medicamento, algumas pessoas podem sentir esses "choques". É como se o sistema nervoso estivesse se reajustando ou "respondendo" a essas pequenas oscilações.
A risperidona, por outro lado, é um antipsicótico e geralmente não está associada a esse tipo de sensação de "choque" no corpo. Portanto, é mais provável que a desvenlafaxina seja a responsável.
Mesmo que seja um efeito conhecido, é fundamental que você converse com seu médico psiquiatra sobre o que está sentindo. Ele poderá confirmar a causa, ajustar o tratamento e tranquilizá-lo.
O importante é não alterar a dose ou parar a medicação por conta própria. A interrupção abrupta da desvenlafaxina pode piorar esses "choques" e causar outros sintomas de retirada desagradáveis.
Atenciosamente,
Letícia Barros - Psiquiatra
Sim, essa sensação de "choques elétricos" ou "pulsos" no corpo é um efeito colateral relativamente comum de algumas medicações que atuam no sistema nervoso central, como a desvenlafaxina.
Essa sensação é mais frequentemente associada à síndrome de descontinuação (ou retirada) de antidepressivos, mas também pode ocorrer, de forma mais leve, durante o tratamento, especialmente em momentos de ajuste de dose ou troca da marca da medicação.
A desvenlafaxina pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSNs). Eles atuam regulando neurotransmissores no cérebro. Quando há uma flutuação nos níveis desses neurotransmissores, seja por interrupção, atraso na tomada da dose, ou mesmo a adaptação do corpo ao medicamento, algumas pessoas podem sentir esses "choques". É como se o sistema nervoso estivesse se reajustando ou "respondendo" a essas pequenas oscilações.
A risperidona, por outro lado, é um antipsicótico e geralmente não está associada a esse tipo de sensação de "choque" no corpo. Portanto, é mais provável que a desvenlafaxina seja a responsável.
Mesmo que seja um efeito conhecido, é fundamental que você converse com seu médico psiquiatra sobre o que está sentindo. Ele poderá confirmar a causa, ajustar o tratamento e tranquilizá-lo.
O importante é não alterar a dose ou parar a medicação por conta própria. A interrupção abrupta da desvenlafaxina pode piorar esses "choques" e causar outros sintomas de retirada desagradáveis.
Atenciosamente,
Letícia Barros - Psiquiatra
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A desvenlafaxina é uma medicação que deve ser usada diariamente, em geral os pacientes reclamam desses sintomas quando esquecem um dia de tomar. Ou a dose está mais aumentada para seu caso desencadeando tais efeitos.
Olá, precisariamos entender mais coisas. Durante a consulta pensar se seria melhor trocar as medicações. Fico a disposição.
Perguntas relacionadas
- Boa tarde, no início dos anos 80 tomei uma vacina contra alergia que me auxiliou muito...ela era comercializada nas farmácias tradicionais...poderiam me passar nome e princípio ativo ? Obrigado !
- Olá ..fiz a cesariana ha 41 dias .não estou amamentando ,posso tomar cerveja?
- Olá! Fui ao proctologista que prescreveu nifedipina + lidocaína 2% para fissura anal, porém não me esclareceu o modo de uso: eu aplico apenas na região externa do ânus ou uso um aplicador para ir profundamente?
- Meu médico me orientou a tomar, toda noite, a trazodona, visando a retirada gradual do clonazepam. Preciso de algumas orientações quanto a essa associação medicamentosa. A trazodona deve ser tomada antes ou depois do clonazepam? Quanto tempo antes/depois? A trazodona ajuda no desmame do clonazepam?…
- É normal ficar sangrando? Estou no 3 adesivo sangrando, no primeiro é a menstruação normal, no segundo veio tipo um corrimento marrom, e quinta desceu sangue vermelho vivo, sendo que a previsão normal para menstruação é semana que vem, fica descendo tipo uns coágulos agora, mas antes era sangue…
- Eu menstruo a cada 2 ou 3 meses, é normal? Agora tenho 18 anos, minha menarca foi aos 12 e sempre atrasa. Fiz um ultrassom transvaginal e o útero parece normal, um ovário tinha folículos, mas normal também. Também fiz exame de alguns hormônios: deu Prolactina um pouco elevada, e os outros…
- Olá faz 5 dias que fiz cirurgia de vesícula invasiva retirada total posso comer arroz e feijão?
- Oi boa tarde eu fiz o exercício jelqing aumento peniano com o pênis muito duro só q não pode, só que agora de tanta pressão w eu fiz estou com o pênis mais escuro do meu pra ponta tá bem mais escuro w o resto minha cor e pardo
- Olá, bom dia. Eu sei que acordamos mais altos ao acordarmos. Estudos científicos comprovam que podemos acordar cerca de até 1 cm mais altos. Eu particularmente acordo 5,0(meio centímetro) mais alto. Isso é normal? Pode haver essa variação de pessoa para pessoa ou de medida?
- Depois que apliquei henê no meu cabelo,ele começou a coçar muito e a cair, já perdi 90% do meu cabelo,e a coceira ainda insiste em continuar.Fui a vários médicos,uns passaram o creme de miconazol e cetoconazol shampoo,e outros que eu fui deram o diagnóstico de alopecia areata, não sei o que pensar.Nada…
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.