Tomo desvenlafaxina há 2 anos, mas há alguns meses estou sem energia e sem vontade de levantar da ca

3 respostas
Tomo desvenlafaxina há 2 anos, mas há alguns meses estou sem energia e sem vontade de levantar da cama, trabalhar e etc. Comecei reposição hormonal há 1 mês e minha ferritina está baixíssima, como sei se esses sintomas são da depressão ou da desregulação hormonal? Eu não quero que a depressão volte, o que faço???
Dificilmente desregulação hormonal leva a sintomas tão intensos, que são muito mais comuns na depressão, mas não há como ter certeza. Também, podem estar ocorrendo as duas coisas, simultaneamente. Quanto à ferritina, ela está relacionada a eventuais anemias, que também podem contribuir. Infelizmente, sem avaliar você, não há como saber. Converse estas questões com os médicos que já acompanham você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A desvenlafaxina é um antidepressivo eficaz, mas após uso prolongado, é possível que seu efeito diminua (chamado de "taquifilaxia" ou perda de eficácia). No entanto, sintomas como fadiga, desânimo e falta de motivação também podem ter outras causas, especialmente se você começou reposição hormonal recentemente e está com ferritina muito baixa — o que pode indicar anemia por deficiência de ferro, comum em mulheres e frequentemente associada a cansaço extremo, fraqueza mental e física, irritabilidade e até sintomas parecidos com depressão.

Ou seja, pode não ser uma recaída da depressão, mas sim efeitos da desregulação hormonal e do ferro baixo. A melhor forma de diferenciar é com uma avaliação clínica completa: exames de sangue atualizados, revisão da reposição hormonal e dos níveis de ferro, B12 e vitamina D.

Não enfrente isso sozinha. Converse com seu médico sobre ajustar o antidepressivo apenas se necessário, mas priorize corrigir as causas físicas primeiro. Seu corpo e mente estão conectados — e é possível voltar a se sentir bem.
Tais sintomas podem se confundir mesmo. Faça a reposição de ferro, melhore sua qualidade de vida, como soo, alimentação e atividade física, e agende uma consulta para avaliar a histórica clinica dos sintomas de humor e da possível depressão. Estou a disposição.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.