Tomo Escitalopram a 2 meses, posso beber bebidas alcoólicas?

3 respostas
Tomo Escitalopram a 2 meses, posso beber bebidas alcoólicas?
O consumo de bebidas alcóolicas associadas ao uso de antidepressivos, nesse caso especificamente o escitalopram, deve ser feito de maneira cuidadosa e ponderada e seguir recomendações do médico responsável pela prescrição e seguimento do caso. O álcool atua como depressor do sistema nervoso central e a depender da dose consumida pode ter efeitos graves isoladamente. Pode afetar o controle de sintomas ansiosos e depressivos, principalmente no dia seguinte ao uso de altas doses, aumentando risco de crises de ansiedade e sintomas depressivos mais intensos. Concomitantemente ao uso de escitalopram, principalmente em período de início de tratamento, é possível que as reações do indivíduo ao álcool sejam diferentes, talvez mais intensas do que anteriormente. O uso de escitalopram não deve ser descontinuado no dia em que for beber porque se trata de remédio de uso contínuo cujos efeitos dependem da adesão adequada. Não há, portanto, contraindicação absoluta ao uso de álcool enquanto em uso de escitalopram e, empiricamente, a taxa de reações adversas graves é baixa dentro de um consumo ponderado de álcool. O profissional médico responsável pelo caso é o mais qualificado para responder essa pergunta e deve entender as especificidades existentes pra você ( considerando a dose da medicação/ doenças clínicas/ tipo de álcool e quantidade consumida/ frequência do uso) e assim realizar as melhores recomendações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não recomendo álcool enquanto você toma Escitalopram. A combinação aumenta o risco de:

Sedação excessiva - você fica mais sonolento e lento
Comprometimento cognitivo - dificuldade de concentração e memória
Potencialização de efeitos adversos - náuseas, tontura, instabilidade
Redução da eficácia do medicamento no tratamento da depressão/ansiedade
O essencial: Se você quer beber ocasionalmente, evite doses altas e beba pouco. Mas o ideal é abstinência durante o tratamento.
O escitalopram não tem uma interação grave com álcool, porém não é recomendado beber durante o tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2397 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.