Tomo escitalopram, iniciei 2 gotas/semana, 4, 6, 8 10 gotas progressivamente a cada semana. Faz 3 se

4 respostas
Tomo escitalopram, iniciei 2 gotas/semana, 4, 6, 8 10 gotas progressivamente a cada semana. Faz 3 semas que tomo 10 gotas/dia. Sinto tristeza , sonolência e desânimo. Seria efeito do remédio? Tristeza é normal?
Certamente não é efeito do remédio, pois o efeito dele é antidepressivo. Se você foi medicado(a) para depressão, possivelmente são os próprios sintomas do transtorno. Converse com seu psiquiatra. Possivelmente, há necessidade de ajuste de dose. Mas, apenas seu psiquiatra tem como decidir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Nesse início de tratamento, como as doses são ajustadas gradativamente a fim de tornar a adaptação mais tranquila ao seu organismo, pode ser que ainda não se tenha chegado à dose plena para você ou mesmo que ainda esteja em fase de adaptação. De fato, o início de um tratamento com antidepressivos sempre exige muita paciência, considerando que tais medicamentos levam semanas para começar a ter efeito.
Além disso, deve-se avaliar o contexto da sua tristeza. Não é um efeito colateral esperado da medicação, havendo possivelmente outros fatores envolvidos. Converse com seu médico sobre esse sentimento. Abraços!
O escitalopram, assim como outros antidepressivos, pode levar algumas semanas para atingir o efeito pleno — muitas vezes entre 4 e 6 semanas. Nesse período inicial, algumas pessoas ainda podem sentir tristeza, desânimo ou sonolência, que podem ser tanto efeitos transitórios do medicamento quanto parte do próprio quadro clínico em fase de melhora gradual.

A sonolência é um efeito colateral relativamente comum, e a tristeza pode acontecer porque o remédio ainda está em processo de ajuste no organismo. Porém, se esses sintomas estiverem muito intensos ou se você sentir piora significativa do humor, é fundamental comunicar ao seu médico, para avaliar se é necessário algum ajuste na dose, no horário de administração ou até considerar outra estratégia.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Olá! O escitalopram é um antidepressivo que pode levar algumas semanas até começar a apresentar seus efeitos completos. Durante esse período, é comum sentir alguns sintomas desagradáveis, como tristeza, sonolência e desânimo, especialmente nas primeiras semanas após atingir doses maiores. Esses sintomas podem ser efeitos colaterais temporários do remédio enquanto seu organismo se ajusta à medicação. A tristeza que você sente pode ser parte dessa fase inicial, mas também é importante observar se ela piora ou vem acompanhada de pensamentos negativos intensos — nesse caso, é fundamental avisar seu médico rapidamente. A sonolência e o desânimo também tendem a diminuir com o tempo, conforme seu corpo se adapta. Nunca interrompa ou mude a dose sem orientação médica. Se os sintomas persistirem por mais de algumas semanas ou piorarem, converse com seu psiquiatra para que ele avalie o melhor caminho. Estou aqui para ajudar e apoiar você durante o tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2422 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.