Tomo fluoxetina há 6 anos. Meu líbido é quase zero. Se parar de tomar, meu líbido volta?

2 respostas
Tomo fluoxetina há 6 anos. Meu líbido é quase zero. Se parar de tomar, meu líbido volta?
Dr. André Luiz Figueirêdo
Psiquiatra
São Paulo
A diminuição/perda da libido é, de fato, um possível efeito adverso da fluoxetina. Porém, deve-se levar em consideração o motivo pelo qual você faz uso e conversar com seu(sua) médico(a) sobre a indicação ou não de suspender o tratamento medicamentoso ou mesmo uma troca, a depender do fluxo do seu acompanhamento. Converse com seu(sua) médico(a).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Erley Sales
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Olá, a fluoxetina pertence ao grupo de antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS), esses medicamentos para algumas pessoas podem causar efeitos colaterais sexuais, entre eles a redução da libido.
Atentar que esse efeito costuma ser dose dependente, então se essa redução da libido for causada apenas pelo antidepressivo, é possível que um ajuste da dose possa ser o bastante. Outra possibilidade é associação de outro fármaco na tentativa de reduzir esse efeito colateral, mantendo apenas o efeito positivo dp antidepressivo. Lembrando que qualquer mudança ou retirada deve ser acompanhada de um psiquiatra, para planejar o melhor tratamento e colocar na balança do custo benefícil de tal ajuste.
Espero ter ajudado, um abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1330 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.