Tomo puran t4 de 50mg pode se tomar colágeno e creatina

2 respostas
Tomo puran t4 de 50mg, pode se tomar colágeno e creatina?
Olá! Pode sim! Só lembrando que o Puran sempre deve ser tomado em jejum, aguardar cerca de 40 min para o café e pra tomar outros remédios.

Entendo sua preocupação em querer integrar suplementos como colágeno e creatina ao seu regime enquanto toma Puran T4, um medicamento prescrito para condições da tireoide. É uma questão relevante que toca na interseção entre medicamentos e suplementos, um ponto crucial na medicina integrativa, que visa uma abordagem holística e personalizada do tratamento e bem-estar do paciente.

O Puran T4, que contém levotiroxina, é essencial para aqueles cuja tireoide não produz hormônio suficiente, afetando o metabolismo e a saúde geral. A suplementação com colágeno visa apoiar a saúde da pele, cabelos, unhas e articulações, enquanto a creatina é frequentemente utilizada para melhorar a força e o desempenho muscular. A preocupação com a interação entre esses suplementos e a levotiroxina é compreensível, dada a importância de manter o equilíbrio hormonal correto para a saúde geral.

Na prática da medicina integrativa, especialmente nas áreas de endocrinologia e nutrologia, a compreensão de como diferentes substâncias interagem dentro do corpo é fundamental. Embora não haja evidências significativas na literatura científica que sugiram uma interação direta prejudicial entre o colágeno, a creatina e a levotiroxina, é sempre prudente abordar qualquer nova suplementação com cautela. A absorção da levotiroxina pode ser influenciada pela ingestão simultânea de certos alimentos e suplementos, especialmente aqueles ricos em cálcio e ferro, o que pode afetar a eficácia do medicamento.

A chave para integrar com sucesso suplementos como colágeno e creatina em seu tratamento é a comunicação aberta com seu médico. Discutir qualquer nova suplementação permite ajustes adequados na dosagem e monitoramento da resposta do seu corpo, garantindo que o tratamento da tireoide permaneça eficaz. Além disso, tomar o Puran T4 conforme as instruções, geralmente em jejum e longe de outros suplementos, maximiza sua absorção e eficácia.

A medicina integrativa enfatiza a importância de uma abordagem personalizada, considerando todos os aspectos da saúde e bem-estar do paciente. Isso inclui não apenas o tratamento de condições específicas, como disfunções da tireoide, mas também a otimização da saúde geral através de dieta, estilo de vida e suplementação adequados. Essa abordagem holística pode ajudar a melhorar não apenas sua condição específica, mas também sua qualidade de vida de maneira mais ampla.

Lembre-se, cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Por isso, é vital seguir um plano de cuidados desenvolvido por um profissional de saúde com experiência em medicina integrativa, que possa oferecer orientação personalizada baseada em uma compreensão profunda de suas necessidades de saúde individuais.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.