Tomo rivotril há 5 meses comecei com 2 mg hoje tomo 5 gotas como faço para fazer um desmame sem abst

3 respostas
Tomo rivotril há 5 meses comecei com 2 mg hoje tomo 5 gotas como faço para fazer um desmame sem abstinência?
Deve conversar com seu psiquiatra. Se houver indicação de "desmame", deve ser feito exclusivamente por indicação médica e sob supervisão médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O Rivotril (clonazepam) é uma benzodiazepina que, quando usada por meses, pode causar dependência física e psicológica. O desmame deve ser feito de forma lenta e gradual, sempre com acompanhamento médico, para evitar sintomas de abstinência como ansiedade, insônia, tremores, irritabilidade ou sensação de choque elétrico no corpo.

Você mencionou que começou com 2 mg e hoje está com 5 gotas (o que equivale a cerca de 0,25 mg, pois 1 gota = 0,05 mg). Isso já mostra um progresso significativo na redução da dose, e indica que seu corpo já está se adaptando. Para evitar abstinência, o ideal agora é reduzir 1 gota por vez, mantendo cada nova dose por 1 a 2 semanas (ou mais, se necessário), observando como você se sente.

Se surgirem sintomas incômodos, o ritmo pode ser ainda mais lento, ou até pausado por um tempo. Em alguns casos, médicos utilizam formas líquidas ou trocam o clonazepam por outro benzo de meia-vida mais longa, como o diazepam, para facilitar o desmame.

Você está no caminho certo. Com paciência e orientação, é totalmente possível sair do Rivotril com segurança.
Procure um médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1827 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.