Tomo Rivotril há uns 4 anos...no início era 0,5mg e, hj em dia, estou com 2mg. Tenho insônia desde c
3
respostas
Tomo Rivotril há uns 4 anos...no início era 0,5mg e, hj em dia, estou com 2mg. Tenho insônia desde criança e ansiedade generalizada (além de depressão refratária). O psiquiatra me passou um esquema de desmame para o remédio, mas tenho medo de não conseguir ficar sem. Tem alguma medida que ajude durante o período de desmame desse tipo de medicação?
sim, existem medidas para ajudar no desmame — tanto ajustes de medicamentos quanto estratégias não farmacológicas. O fundamental é ir devagar, manter acompanhamento próximo e usar recursos de suporte (terapia, higiene do sono, medicações auxiliares).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Seu quadro me chamou a atenção. Se estás precisando doses elevadas e há tanto tempo de benzodiazepínicos como rivotril, tem história de TAG e depressão refratária, acredito que seu diagnóstico pode estar errado, incluindo o seu tratamento. Normalmente pacientes assim vem em uso de antidepressivos, e um histórico de refratariedade com vários medicamentos dessa classe. Isso seria mais um indicador de que pode se tratar de transtorno bipolar.
O esquema do desmame do benzodiazepínico deve ser feito apenas quando estiver estabilizado com outras medicações, se for o caso!
Fico à disposição.
O esquema do desmame do benzodiazepínico deve ser feito apenas quando estiver estabilizado com outras medicações, se for o caso!
Fico à disposição.
Boa tarde, tudo bem? É muito compreensível ter medo e insegurança ao fazer o desmame do Rivotril (clonazepam), especialmente após um uso prolongado, pois esse medicamento pode causar dependência e sintomas de abstinência durante a retirada. Para facilitar esse processo, é fundamental seguir o esquema de desmame prescrito pelo seu médico, que geralmente é feito de forma gradual para minimizar os sintomas. Além disso, algumas medidas podem ajudar bastante, como manter uma rotina regular de sono, praticar técnicas de relaxamento, exercícios físicos, manter o suporte emocional com acompanhamento psicoterápico e evitar estímulos que aumentem a ansiedade. Se sentir muito dificuldade, é importante ajustar o ritmo do desmame ou introduzir outras estratégias para seu conforto com outras medicações. Se quiser, estou aqui para ajudar a acompanhar seu processo, oferecendo suporte cuidadoso e personalizado. Fique à vontade para agendar uma consulta e juntos encontrarmos o melhor caminho para você. Tenha um ótimo dia!
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.