Tou com a carotida a 80% Tenho que fazer cirugia?
2
respostas
Tou com a carotida a 80%
Tenho que fazer cirugia?
Tenho que fazer cirugia?
Olá, a aterosclerose é a causa mais frequente de acidente vascular cerebral (AVC) em doentes com lesões de artérias extracranianas, principalmente na bifurcação da carótida. Trata-se de processo degenerativo da parede arterial que se inicia com a formação da placa de colesterol e que, na evolução, configura estreitamento progressivo da luz do vaso. A indicação de cirurgia depende de vários fatores dentre eles se o paciente já teve AVC, com estenose de carótida superior a 70% a taxa de AVC em 2 anos é de 26% para tratamento clínico e 9% para os pacientes cirúrgicos, ou seja tem benefícios a cirurgia. Se o paciente nunca teve AVC, a taxa do tratamento clínico é em média de 11%, e no grupo cirúrgico de 5,1%, devendo avaliar cada caso. Todos devem seguir a terapêutica médica ideal, que consiste em mudança de estilo de vida, incluindo abstinência do tabagismo e a prática de atividades físicas; antiagregante plaquetário; controle da hipertensão arterial sistêmica, controle do diabetes melito; uso de estatinas. Sugiro consultar um Cirurgião Vascular para avaliar a melhor indicação no seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Avaliando somente o valor da estenose, no caso maior que 70%, e a grosso modo, a resposta é sim, pois o tratamento clinico é inferior ao cirúrgico nestes casos, considerando o risco de acidente vascular cerebral (AVC), já que um terço dos AVCs são devido a doença carotídea. Porém outras variáveis estão em jogo para determinar a necessidade ou não da cirurgia, entre elas: sexo, idade, sintomas, estado clínico do paciente, características da placa e sua anatomia, etc.. Além disso, existe a cirurgia aberta (no meu entender a melhor técnica) e a colocação de stent para casos específicos. Somente uma consulta com o vascular para determinar o melhor e mais seguro tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha esposa fez TCC - tomografia computadorizada do Cranio e o diagnóstico foi: A) Ateromatose carotidea bilateral; O que isso significa? Obrigado
- Pessoa com calcificação na aorta abdominal deve usar rosuvastatina calcica?
- Fiz um doppler de carótida e o resultado foi: Estudo ecografico e doppler das artérias carótidas e vertebrais com achados que podem corresponder a Sistema carótideo e vertebral pervio ACI direita e AV esquerda com IR. Podem me explicar?
- fiz exame de carótidas e vertebrais o resultado foi estenose leve de 10% do lado direito, o fluxo sanguineo demonstra velocidade normal, fluxo cefalico sem evidencia de ateromatose . Corro algum risco de vida ? Grato.
- Estenose da carótida inferior a 50% necessita ser medicada?
- boa tarde vamos ver se podem me ajudar estou preocupada com o resultado do meu exame...o resultado foi assim estenose inferior a 50% na arteria carótida interna direita arterias vertebrais pérvicas e fluxo anterogrado o q seguinifica é perigoso?
- Bom dia! Fiz um exame de carótidas e o resultado foi Espessamento do complexo mio-íntimo da carotida comum (localiza-se acima do Percentil 75?
- Diminuta calcificação periacetabular à esquerda. O que significa? Tenho muita dor e o meu caminhar é limitado.
- Tenho ateromatose importante no coração e moderada na carotida externa esquerda é grave ? O m3u médico ainda não viu os resultados do meu exame obrigada
- Olá tenho 53 anos meu exame de TC deu ateromatose carotída corro risco de sofrer um avc?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 250 perguntas sobre Doenças Das Artérias Carótidas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.