Tou com a carotida a 80% Tenho que fazer cirugia?

2 respostas
Tou com a carotida a 80%
Tenho que fazer cirugia?
Dr. André Matoso Chacon
Angiologista, Cirurgião vascular
Natal
Olá, a aterosclerose é a causa mais frequente de acidente vascular cerebral (AVC) em doentes com lesões de artérias extracranianas, principalmente na bifurcação da carótida. Trata­-se de processo degenerativo da parede arterial que se inicia com a formação da placa de colesterol e que, na evolução, configura estreitamento progressivo da luz do vaso. A indicação de cirurgia depende de vários fatores dentre eles se o paciente já teve AVC, com estenose de carótida superior a 70% a taxa de AVC em 2 anos é de 26% para tratamento clínico e 9% para os pacientes cirúrgicos, ou seja tem benefícios a cirurgia. Se o paciente nunca teve AVC, a taxa do tratamento clínico é em média de 11%, e no grupo cirúrgico de 5,1%, devendo avaliar cada caso. Todos devem seguir a terapêutica médica ideal, que consiste em mudança de estilo de vida, incluindo abstinência do tabagismo e a prática de atividades físicas; antiagregante plaquetário; controle da hipertensão arterial sistêmica, controle do diabetes melito; uso de estatinas. Sugiro consultar um Cirurgião Vascular para avaliar a melhor indicação no seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Avaliando somente o valor da estenose, no caso maior que 70%, e a grosso modo, a resposta é sim, pois o tratamento clinico é inferior ao cirúrgico nestes casos, considerando o risco de acidente vascular cerebral (AVC), já que um terço dos AVCs são devido a doença carotídea. Porém outras variáveis estão em jogo para determinar a necessidade ou não da cirurgia, entre elas: sexo, idade, sintomas, estado clínico do paciente, características da placa e sua anatomia, etc.. Além disso, existe a cirurgia aberta (no meu entender a melhor técnica) e a colocação de stent para casos específicos. Somente uma consulta com o vascular para determinar o melhor e mais seguro tratamento.

Especialistas

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Luiz Otávio Otero Genelhú

Luiz Otávio Otero Genelhú

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Elias Abdala Tauil Filho

Elias Abdala Tauil Filho

Cirurgião vascular

Guaxupé

Alexandre Colmanetti

Alexandre Colmanetti

Cirurgião vascular

Araraquara

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 250 perguntas sobre Doenças Das Artérias Carótidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.