Trato TOC a 6 anos, com sertralina 100mg pela manhã. Venho sentindo um forte mal estar de manhã, qdo
Trato TOC a 6 anos, com sertralina 100mg pela manhã. Venho sentindo um forte mal estar de manhã, qdo acordo (7:00) até umas 10:30, depois disso melhora. Um tipo de angustia, que tudo vai dar errado, que vou piorar, não tenho fome e situações passadas ficam repetindo na cabeça. Seria recaída?
6 respostas
Procure um bom terapeuta indicado pelo seu psiquiatra de confiança e esta avaliação quanto ao medicamento seria viável. Abraços
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá. Pelo que está relatando, trata-se de uma situação em que os sintomas compulsivos estão diminuindo, mas as ideias obsessivas (que fixam em seu raciocínio, causando emoções fortes, como o medo) não diminuíram. Além do medicamento que está tomando, recomendo a procura por uma psicoterapia psicanalítica, pois é uma modalidade de tratamento que visa abrir espaço para você poder explorar suas emoções, acompanhado de um profissional, o que permitirá encontrar o sentido e a origem destas ideias obsessivas. Desejo melhoras!
O TOC caracteriza-se por repetições persistentes e recorrentes que invadem a mente de modo involuntário através de pensamentos, imagens, frases, palavras e outros, desencadeando uma aflição no indivíduo. O tratamento é feito atraves de medicamentos e terapia. Conforme seu relato, já faz uso deste medicamento ha algum tempo, talvez seria interessante uma nova avaliação Psiquiatrica, quanto a terapia, a indicada seria a Cognitivo-Comportamental.
Nas últimas décadas temos observado que mesmo doses maiores de medicamentos como sertralina não agem diretamente na natureza do sintomas obsessivos e compulsivos, embora diminuam bastante os sintomas ansiosos e muitas vezes combinados com medicamentos de outras classes de psicofármacos também. Convem abordar cada sintomas obsessivo, compulsivo ou de esquiva do TOC com terapias ditas breves, tais como a terapia cognitivo comportamental. O medicamento deve ser mantido na dose ou combinação que seu psiquiatra recomendar.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.






