Treinamento cognitivo Pode restaurar a memoria Episódica e semântica Mesmo se o teste de Qi mnemônic

12 respostas
Treinamento cognitivo Pode restaurar a memoria Episódica e semântica Mesmo se o teste de Qi mnemônicas tiver dado Oitenta Nao consigo ouvir musicas e me lembrar da vida?
Através do processo terapêutico, podem ser trabalhado estímulos que, podem desenvolver novas habilidades cognitivas. É importante realizar avaliação neuropsicológica para um rastreio minucioso de todas as funções, pois a mesma irá nortear
o trabalho de uma equipe multidisciplinar lhe proporcionando melhor qualidade de vida.

Sim e sim, porém, especificamente no caso da memória semântica, coisas simples como, aprender novas línguas e ler livros são a base para esse treinamento. Procure um neuro para orienta-lo no tratamento.
Os primeiros passos são avaliação neuro psicológica e neurológica também. Com certeza, com o trabalho desses 2 profissionais vc obterá os resultados que deseja. Sucesso!
Olá. Será fundamental realizar avaliação neuropsicológia. Caso já tenha realizado em algum momento, fazer uma nova avaliação para atualização do quadro. É possível que já haja um especialista médico auxiliando. Converse com essa ou esse profissional. Se não houver, busque por essa avaliação também.
Olá, Importante considerar se estes testes foram feitos de forma online (apps,websites) ou por um profissional habilitado em Neuropsicologia. Caso não tenha sido feito por um neuropsicólogo, recomendo que o faça. O direcionamento deste profissional lhe ajudará caso identifique prejuízos no funcionamento da memória e considere também que os resultados de testes não são "cartesianos" ou limitadores. Procure um neuropsicólogo habilitado na área, isso fará toda a diferença em suas dúvidas.
Sua dúvida é muito específica. Sugiro uma avaliação neurológica inicialmente e depois uma avaliação neuropsicologica. A anamnese e o exame clínico é fundamental para um rastreio sobre possíveis lesões ou não no SNC.
O treinamento cognitivo pode ajudar a melhorar a memória episódica e semântica, mesmo que o teste de QI mnemônico tenha dado 80. O treinamento cognitivo é uma abordagem não medicamentosa que envolve seguir uma série de atividades mentais regulares destinadas a ajudar a manter ou mesmo aumentar as habilidades cognitivas (de pensamento) de uma pessoa. A memória episódica é a capacidade de lembrar eventos específicos, enquanto a memória semântica é a capacidade de lembrar fatos e conceitos. O treinamento cognitivo pode ajudar a melhorar a memória episódica e semântica, mas é importante realizar avaliação neuropsicológica para um rastreio minucioso de todas as funções, pois a mesma irá nortear o trabalho de uma equipe multidisciplinar lhe proporcionando melhor qualidade de vida.
O profissional indicado é o psicólogo especialista em Reabilitação Neuropsicológica (eu sou especialista em reabilitação neuropsicológica).
O treinamento cognitivo pode ajudar a melhorar a memória episódica e semântica, mas isso depende de diversos fatores, incluindo a natureza e a gravidade dos problemas de memória. Embora um teste de QI mnemônico possa indicar um certo nível de habilidade de memória, ele não determina a capacidade de uma pessoa de responder ao treinamento cognitivo. Quanto à dificuldade em se lembrar da vida ao ouvir músicas, isso pode estar relacionado a questões específicas de memória ou processamento emocional, e pode ser influenciado por vários fatores psicológicos ou neurológicos. É recomendável procurar avaliação e orientação de um profissional de saúde mental ou neuropsicologia para entender melhor e abordar suas preocupações específicas (sou especialista em Neuropsicologia).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oii, tudo bem?
Sim, é super possível! Possivelmente você já fez avaliação neuropsicológica e teve esses resultados quanto déficits, certo?

Procure por um neuropsi que trabalhe também com reabilitação neuropsicológica, vai ser importante pra você investigar as causas dessa dificuldade e, junto com o profissional, traçar um plano terapêutico pra trabalhar a reabilitação das funções em prejuízo.

Precisando estou por aqui, bjs! :)
O treinamento cognitivo, que inclui atividades como jogos de tabuleiro, videogames, palavras cruzadas, e meditação, pode ajudar a manter ou aumentar habilidades cognitivas, incluindo atenção, memória de trabalho, e raciocínio. Embora a eficácia desses treinamentos ainda seja objeto de estudo, eles podem beneficiar pessoas procurando retardar declínios cognitivos, restaurar funções perdidas, ou melhorar o foco. Assim, mesmo com um teste de QI indicando uma pontuação de 80, o treinamento cognitivo pode ser útil para melhorar ou manter habilidades de memória episódica e semântica.
Olá!
Sim! São muitas causas para o esquecimento e perdas das habilidades cognitivas, até mesmo um mecanismo de defesa.
O treinamento cognitivo pode ajudar a melhorar os aspectos cognitivos preservados e estimular as funções perdidas ou até mesmo desenvolver outras.
Nada é estático quando falamos da mente. A mente pode ser trabalhada e estimulada.
O teste pode retratar um momento da sua vida, mas isso não define quem você realmente é.
Busque o treinamento, não existe limite para uma mente treinada.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Olá! Sim, o treinamento cognitivo é uma abordagem baseada em evidências que pode ajudar a melhorar a memória. A eficácia do treinamento não depende exclusivamente dos resultados de testes de QI mnemônicos. Há várias estratégias e exercícios que podem ser personalizados para suas necessidades específicas. A música, em particular, tem um forte vínculo emocional e pode ser usada terapeuticamente para resgatar memórias. Recomendo procurar um profissional qualificado em neuropsicologia para avaliar seu caso e orientar o melhor caminho para a recuperação da sua memória, inclusive musical.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!