Um amigo meu fez uma craneotomia para retirar um meningioma e ao fim de 9 dias comecou a inchar e a

2 respostas
Um amigo meu fez uma craneotomia para retirar um meningioma e ao fim de 9 dias comecou a inchar e a ficar mole, e com fluido na area e abaixo da cicatriz. pensei que fosse dos agrafos, mas apos a retirada destes nao tem havido melhoria. O que pode significar isto?
Bom dia, coleções em PO tardio de ressecção de tumor cerebral na grande maioria das vezes significam 2 coisas:

Infecção, seja superficial ou profunda, esta costuma cursar com sinais flogisticos, vermilhidao, dor local e sinais inflamatórios, com secreção amarelada

Pseudomeningocele com fístula liquorica, geralmente não há sinais inflamatórios associados e quando ha saida de líquido este é um liquido claro.

Ambos os casos podem evoluir pra meningite se não tratados, portanto recomenda-se contactar seu medico o mais breve possível para uma avaliação.

Nem sempre necessita de novas abordagens cirurgica, devendo ser avaliado caso a caso

Portanto não deixe de contactar seu medico assistente, ele é seu maior aliado no pre , peri e pós-operatório

Um abaulamento na região da ferida operatória após poucos dias da cirurgia normalmente representa um edema normal, habitual, que costuma ficar até o sétimo dias pós operatório. Se não houver febre ou vermelhidão no local, o mais indicado é observar e aguardar a resolução espontânea, sempre com o acompanhamento do seu médico!