Um ansioso deseja manter um certo controle de tudo? Duvida ate das suas certezas? E comum estar sempre

4 respostas
Um ansioso deseja manter um certo controle de tudo? Duvida ate das suas certezas? E comum estar sempre aflito sobre assuntos "ja resolvidos"? E mesmo tomando medicamento essa preocupação mesmo que amenizada pode continuar?
Muitas vezes a ansiedade é gerada pela falta de controle das situações. Por mais que você tente controlar, é impossível ter 100% de certeza dos resultados, principalmente quando existem outras pessoas envolvidas. É normal que essas situações gerem angústia para pessoas que possuem esse tipo de comportamento. A função do medicamento é controlar os sintomas, porém, é a psicoterapia que é responsável pela compreensão desses comportamentos e insatisfeitos com eles, o paciente tem a oportunidade de mudar. Lembre-se sempre que é importante buscar um profissional qualificado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ansiedade é uma mistura de sentimentos de medo, preocupação e insegurança quanto ao futuro. Algumas causas podem estar associadas, sendo elas de fundo psíquico, marcas do passado, traumas, ou fatores fisiológicos como desequilíbrios funcionais e hormonais. É preciso analisar de forma cuidadosa todos os sintomas, mas sem dúvida alguma, uma terapia adequada vai trazer benefícios e possibilitar encontrar caminhos para alívio e cura. Medicação é boa, mas sem acompanhamento terapêutico vai mascarar os sintomas e as origens dos pensamentos obsessivos e ideias que tanto perturbam a mente e geram reações indesejáveis.
Olá, a ansiedade em excesso traz sim essas "dúvidas" e a aflição, que chamamos de "angústia". A medicação tende a amenizar os sintomas, mas o tratamento adequado é medicação e Psicoterapia. Esse tratamento em conjunto é o que fará equilibrar a ansiedade e você levar uma vida normal.
Caso, ainda não faça Psicoterapia, recomendo buscar um Psicólogo.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) apresenta sintomas como: ansiedade e preocupação excessivas, o indivíduo considera difícil controlar a preocupação; pensamentos intrusivos orientados ao futuro envolvendo ameaça incerta à realização de metas ou tarefas de vida. A intolerância à incerteza é bem aparente no TAG. A teoria cognitiva propõe quatro tipo de crenças que caracterizam o TAG: Ameaça geral (crenças sobre a probabilidade e consequências de ameaças à segurança física ou psicológica do indivíduo, vulnerabilidade pessoal (crenças sobre falta de recursos para lidar com as situações), intolerância à incerteza (crenças sobre a frequência, consequência, evitação e inaceitabilidade da incerteza de eventos negativos ou ambíguos; crenças sobre os efeitos positivos e negativos da preocupação e sua controlabilidade. Mesmo tomando medicamentos a preocupação pode continuar, o ideal é aliar medicação e psicoterapia. Um dos objetivos da psicoterapia é modificar as crenças disfuncionais.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Raphael Palmeira

Raphael Palmeira

Psicanalista

Itatiba

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.