Um ansioso deseja manter um certo controle de tudo? Duvida ate das suas certezas? E comum estar sempre

4 respostas
Um ansioso deseja manter um certo controle de tudo? Duvida ate das suas certezas? E comum estar sempre aflito sobre assuntos "ja resolvidos"? E mesmo tomando medicamento essa preocupação mesmo que amenizada pode continuar?
Muitas vezes a ansiedade é gerada pela falta de controle das situações. Por mais que você tente controlar, é impossível ter 100% de certeza dos resultados, principalmente quando existem outras pessoas envolvidas. É normal que essas situações gerem angústia para pessoas que possuem esse tipo de comportamento. A função do medicamento é controlar os sintomas, porém, é a psicoterapia que é responsável pela compreensão desses comportamentos e insatisfeitos com eles, o paciente tem a oportunidade de mudar. Lembre-se sempre que é importante buscar um profissional qualificado.

Ansiedade é uma mistura de sentimentos de medo, preocupação e insegurança quanto ao futuro. Algumas causas podem estar associadas, sendo elas de fundo psíquico, marcas do passado, traumas, ou fatores fisiológicos como desequilíbrios funcionais e hormonais. É preciso analisar de forma cuidadosa todos os sintomas, mas sem dúvida alguma, uma terapia adequada vai trazer benefícios e possibilitar encontrar caminhos para alívio e cura. Medicação é boa, mas sem acompanhamento terapêutico vai mascarar os sintomas e as origens dos pensamentos obsessivos e ideias que tanto perturbam a mente e geram reações indesejáveis.
Olá, a ansiedade em excesso traz sim essas "dúvidas" e a aflição, que chamamos de "angústia". A medicação tende a amenizar os sintomas, mas o tratamento adequado é medicação e Psicoterapia. Esse tratamento em conjunto é o que fará equilibrar a ansiedade e você levar uma vida normal.
Caso, ainda não faça Psicoterapia, recomendo buscar um Psicólogo.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) apresenta sintomas como: ansiedade e preocupação excessivas, o indivíduo considera difícil controlar a preocupação; pensamentos intrusivos orientados ao futuro envolvendo ameaça incerta à realização de metas ou tarefas de vida. A intolerância à incerteza é bem aparente no TAG. A teoria cognitiva propõe quatro tipo de crenças que caracterizam o TAG: Ameaça geral (crenças sobre a probabilidade e consequências de ameaças à segurança física ou psicológica do indivíduo, vulnerabilidade pessoal (crenças sobre falta de recursos para lidar com as situações), intolerância à incerteza (crenças sobre a frequência, consequência, evitação e inaceitabilidade da incerteza de eventos negativos ou ambíguos; crenças sobre os efeitos positivos e negativos da preocupação e sua controlabilidade. Mesmo tomando medicamentos a preocupação pode continuar, o ideal é aliar medicação e psicoterapia. Um dos objetivos da psicoterapia é modificar as crenças disfuncionais.