Um autista leve quer ficar muitas outras do dia lendo sobre o mesmo assunto, deve incentivar? Deixar

Um autista leve quer ficar muitas outras do dia lendo sobre o mesmo assunto, deve incentivar? Deixar um tempo limitado?

7 respostas


Não sei se há uma resposta simples para esta pergunta. Não sei também a idade do autista-leve. Basicamente, você acha que ler tanto sobre o mesmo assunto o atrapalha em alguma atividade? Não parece ser uma atividade prejudicial. Tentar impor uma limitação de tempo, sobretudo a depender da maneira como for feita, pode trazer mais malefícios que benefícios. Se inteirar nos assuntos que o autista gosta, também pode ser uma ferramenta para interagir com ele, além de ajudar na tarefa de diversificar um pouco mais o repertório através de estímulos/assuntos parecidos, que pode ser mais exitoso que proibir de lê-lo sobre o que gosta.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Os pacientes com o diagnóstico de Transtornos do Espectro Autista, tentem a apresentar restrições no comportamento que pode ser apresentada como um desejo excessivo pelo conhecimento de algo, como citado a leitura. Esses comportamentos restritivos não devem ser incentivados e sim deixar por tempo limitado e incentivar a mudança de atividades.


Autistas tem comportamento, pensamento segmentado e metódico. As repetições fazem parte do seu comportamento. Você tem que verificar se esse hábito prejudica o envolvimento dele com outras crianças ou atrapalha o seu dia a dia, pois o autista desenvolve esse comportamento anti-social como uma maneira de evitar contato social com outras pessoas. Ele deve sempre ter acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para ajuda-lo a se comunicar e ter o melhor envolvimento com o mundo.

Maria Farias

Maria Farias

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

A pessoa com autismo apresenta geralmente essa característica, de restringir seu campo de interesses no mundo, fixando-se em algumas temáticas. Interromper a atividade que ele tem interesse, impondo um tempo limite, pode deixa-lo mais ansioso. É melhor deixa-lo fazer a atividade que ele gosta e aos poucos tentar ampliar seu campo de interesse. Por exemplo, se a temática dos livros que ele lê é sobre carros, pode leva-lo a uma exposição de carros, ali ele terá contato com outras coisas, vai sair de casa. Pode também mostrar algum filme sobre o assunto. É necessário usar a criatividade, dentro da temática que ele gosta. Tem um curso que fiz, que é para pais e profissionais, chamado Inspirados pelo Autismo, que apresenta várias técnicas de ampliar o campo de interesses dos autistas. É preciso respeitar suas preferências, mas pode ajuda-los a ter interesses por outras coisas. Mas procure um bom profissional (psicólogo, pedagogo entre outros) na área. para te ajudar nessa jornada.


Boa noite, o ideal é estimula-lo de forma funcional e adequada. Geralmente é uma das características do autista ter comportamentos repetitivos e restritos, deve-se direciona-lo usando métodos adequados, como por exemplo ABA terapia para trabalhar os comportamentos em excessos, e os que estão em falta, ou em quantidade inadequada. Estou à disposição.


Boa noite, é muito comum pessoas que estejam dentro do TEA desenvolverem um interesse específico em determinado assunto e pesquisar muito sobre esse assunto. Contudo, penso deve-se sempre incentivar a busca por atividades diferenciadas, com o intuito de desenvolver variabilidade comportamental, bem como estimular a interação social. Deve ser analisado se essa busca excessiva não está tendo uma função de diminuição da ansiedade, ou para evitar alguma situação que seja aversiva para ele. Para finalizar, estabelecer limites é sempre bom, acho que não seja o caso de proibição, exceto se for algum conteúdo que seja impróprio para a idade.

Dr. Thiago Santana

Dr. Thiago Santana

Dentista

Mogi das Cruzes

Agendar consulta

Olá. O autista leve, tem comportamentos repetitivos, pois faz parte do transtorno. Uma sugestão é que você procure incentiva-li a realizar outras atividades. Em relação ao limite, você pode fazê-lo dando a seu filho opções de estímulo. Acredito que vocês dois conseguirão juntos esse progresso. Abraços

Rosa Lucia Paiva

Rosa Lucia Paiva

Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.