Um Borderline pode ser inteligente Melhorar o raciocínio ser inteligente e memoria de longo prazo ou

14 respostas
Um Borderline pode ser inteligente Melhorar o raciocínio ser inteligente e memoria de longo prazo ou e deficiente?
Sim, nada impede uma pessoa que possua o Transtorno de Personalidade Borderline (TBP) de ser inteligente, melhorar seu raciocínio lógico e treinar sua memória de longo e/ou curto prazo, quando a definição de inteligência é o Quociente Intelectual (Q.I), que mede justamente a capacidade cognitiva e de aprendizagem do indivíduo. Assim, pessoas com TPB podem ir muito bem em testes de inteligência, podendo estar na média ou mesmo acima.
Contudo, há de se notar que há outros fatores relacionados à inteligência que também são considerados em outras vertentes para além do 'Q.I', como a inteligência emocional, interpessoal e intrapessoal, por exemplo, comumente bastante afetadas em pessoas com esse transtorno.

Olá, a inteligência é um construto psicológico que envolve diversos fatores como compreensão, interpretação, adaptação, intelecto, raciocínio lógico, abstração, pensamento, linguagem simbólica, etc..... então, não estamos falando de uma inteligência única, mas sim de inteligências. Por exemplo, a pessoa pode apresentar boa capacidade cognitiva, de aprendizado e ao mesmo tempo apresentar déficit ou dificuldades com habilidades sociais.

Olá!!! Borderline é um transtorno de Personalidade, ou seja, não tem relação direta com inteligência (QI) e, por isso, não é necessariamente deficiente nesses fatores. Então sim, pode melhorar suas habilidades de raciocínio, cognição e memória, lembrando que tratar de suas desregulações emocionais e a forma como se relaciona com as pessoas e com o mundo também ajuda na inteligência como um conceito maior!
Ola. O transtorno borderline é um transtorno de personalidade e, por isso não tem influencia direta com a capacidade cognitica e com o QI. Pode ocorrer da pessoa ter dificuldades de raciocínio em momentos de humor alterado mas, em situação normal a presença deste transtoeno nao impede em nada de a pessoa melhorar seu raciocínio e sua memória. De qualquer forma a pessoa precisa de um acompanhamento de um profissional da psicologia.
Olá, sim, é possível, já que trata-se de um transtorno de personalidade, não uma deficiência.
Ola, como vai? O transtorno de boderline corresponde a um transtorno de personalidade caracterizado por humor, comportamentos e relacionamentos instáveis. E, não tem uma interferência na inteligência, memória, raciocínio. Porem pode acontecer que a instabilidade de humor pode interferir na atenção/raciocínio, sendo primordial que a pessoa com este transtorno esteja em acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Sim. Borderline é um transtorno de personalidade, não uma deficiência. Te desejo um dia bom :)
Olá! Sim, certamente! O Transtorno de personalidade borderline é uma condição na qual existe uma dificuldade (mas não impossibilidade) na regulação emocional, entre outros fatores. A regulação das emoções é uma habilidade diferente das habilidades cognitivas de manter a atenção, reter a informação e processá-la, que são alguns fatores relacionados à memória e raciocínio.

Vale ressaltar que é possível que a desregulação das emoções e estratégias de evitação podem acabar influenciando a habilidade de manter a atenção e se conectar com os eventos exteriores, de forma que uma conceitualização do caso é sempre bem-vinda :)
Sim, uma pessoa com o diagnóstico de personalidade pode ter a inteligência e memória tão desenvolvidas quanto de pessoas sem o diagnóstico! Entretanto, é importante observar se fatores socioemocionais, de regulação emocional, entre outros podem interferir no aprendizado, principalmente em período escolar.
Olá.... Você tem esse diagnóstico feito por um profissional, ou apenas se identificou com algumas características que o google mostra? Estou lhe fazendo essa pergunta pois, esse é um de personalidade e não essa associado ao padrão de inteligência (QI). As pessoas que são diagnosticadas como borderline possuem esse transtorno por serem pessoas instáveis e hipersensiveis, em seus relacionamentos interpessoais e principalmente amorosos. Possuem muitas oscilações de humor e impulsividade, principalmente se o "outro" não atende as suas demandas e desejos. Possuem desregulação emocional, pois suas emoções são todas direcionadas ao "outro'. Quanto a seu raciocínio e memória, sugiro que procure um psicólogo cognitivo comportamental, pois você ira trabalhar no aqui e agora, e irá compreender melhor sobre os outros aspectos.
Quando falamos em Borderline, estamos nos referindo a um transtorno de pesonalidade, não há relação com deficiência. Podem ocorrer no entanto sintomas que sugiram uma deficiência para o leigo, mas são questões distintas. Recomendo avaliação e acompanhamento com um profissional.
Olá, espero que esteja bem e que fique melhor ainda com as nossas respostas.
Sim, você pode ser inteligente em diversos ambitos cognitivo e pode haver treinamento nas áreas com deficit mas sendo possivel.
Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem?

Pelo fato de o Transtorno Borderline ser um transtorno de personalidade, não envolve, necessariamente, comprometimentos cognitivos. Dessa forma, é possível, sim, que uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline tenha um desenvolvimento adequado da inteligência e de outras questões cognitivas.

Espero ter esclarecido a sua dúvida, forte abraço!
Olá, Borderline é um transtorno de Personalidade, ou seja, não tem relação direta com inteligência (QI) e, por isso, não é necessariamente deficiente nesses fatores. Então sim, pode melhorar suas habilidades de raciocínio, cognição e memória, lembrando que tratar de suas desregulações emocionais e a forma como se relaciona com as pessoas e com o mundo também ajuda na inteligência como um conceito maior!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!