Um câncer de mama luminal B Her2 negativo com ki-67 40% é um câncer agressivo?

4 respostas
Um câncer de mama luminal B Her2 negativo com ki-67 40% é um câncer agressivo?
Olá. O ki 67 é o índice proliferativo, que está elevado... Portanto sim, é um tumor mais agressivo que um luminal A, mas não tão agressivo como um triplo negativo ou como HER-2 positivo. Outros fatores importantes na consideração do caso são sua idade, tamanho do tumor, comprometimento de linfonodos, presença ou não de metástases, entre outros. . Converse com seu oncologista e seu mastologista para discutir a melhor opção terapêutica no seu caso, sem angústia e com muito foco. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ha diversos outros fatores que definem a agressividade de um tumor. Alem de fatores patológicos, que foi a sua pergunta, ha outros critérios clínicos, critérios genéticos, dentre outros. Concordo com a colega que respondeu antes. Converse com seu médico, pois independente da agressividade do tumor, felizmente existe um tratamento apropriado para ele. Sucesso no tratamento!
É mais agressivo que o luminal a está indicado tratamento com quimioterapia e associação com transtuzumab/ pertuzumab após confirmação pelo Fish.
A definição de agressividade pela Imunohistoquímica não é o modelo ideal.
Além da idade, estado geral de saúde, tamanho do tumor, presença de comprometimento dos linfonodos, a imunohistoquímica pode dar uma noção do perfil do tumor,
O Indice de proliferação medido pelo Ki 67 é extremamente variante entre diversos laboratórios e não deve ser o parâmetro de escolha de terapia. O ideal é realizar um teste molecular, que defina molecularmente se seu tumor é de baixo ou Alto Risco. (Existem no Brasil três testes disponíveis: Mammaprint, Oncotype e o Prosigna).
O Mamaprint classifica em baixo e alto risco.
Tumores classificados como alto risco clinico, (luminais B), podem ser de baixo risco genômico em aproximadamente 50% das vezes, e não se benefificaram de quimioterapia de acordo com o Estudo Mindact, que incluiu 6000 mulheres, que apresentaram tumor < 5 cm, com até 3 linfonodos + e Receptores hormonio +.
Procure seu mastologista, que te ajudará a definir o risco e conduta adequada.

Especialistas

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.