um diabético que controle a glicemia apenas com dieta e exercícios pode consumir produtos consumir

4 respostas
um diabético que controle a glicemia apenas com dieta e exercícios pode consumir produtos consumir produtos que contenham entre os ingredientes dextrose, maltodextrina e dextrina?
Depende muito da frequência e quantidade do consumo desses produtos.

O ideal é sempre evitar esses tipos de carboidratos presentes frequentemente em industrializados, pois eles não só podem ter um efeito direto na glicemia quanto alterar o microbioma intestinal e indiretamente prejudicar o controle da glicose do sangue. Até mesmo para quem não é diabético dou esta mesma orientação, de evitar.

Oriento usar no dia a dia os carboidratos provenientes de alimentos in natura e deixar os produtos industrializados contendo esse tipo de ingredientes para eventualidades, se forem consumidos com parcimônia.

O indivíduo que mantém equilíbrio no hábito alimentar, mantendo consumo de alimentos "DO BEM", alimentos in natura, os quais possuem maior teor de nutrientes, fibras e fitoquímicos, talvez não tenham maiores problemas com o consumo, em alguma ocasião, de alimentos contendo carboidratos simples como os citados (dextrose, maltodextrina e dextrina).
Esses alimentos são de fácil absorção e assimilação, por serem considerados carboidratos simples, ou seja, são açúcares com outros nomes. Por isso são alimentos que favorecem alteração na glicemia, desequilíbrio da microbiota, proliferação fúngica e como consequência aumento de inflamação. Contudo, é fácil perceber que a disciplina alimentar e de bons hábitos de vida é fundamental.
As pessoas que têm glicose e Hemoglobina alterada, ou seja que são diagnosticadas diabéticas, não devem tomar nada com base de maltodextrina, porque contém muito carboidrato e muito açúcar, esse produtos são inçados para indivíduos saudáveis que fazer exercícios diários e precisam de suporte energético. Obrigada
Esses ingredientes são ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Se o consumo for de forma esporádica não irá resultar em alterações. Se for uma estratégia para rendimento esportiva existe outros suplementos que possui uma melhor composição sem afetar tanto a glicemia como a palatinose.