Um endocrinologista, pode passar uma ressonância magnética de cabeça?

2 respostas
Um endocrinologista, pode passar uma ressonância magnética de cabeça?
Sim, alguns problemas hormonais são causados por problemas em áreas do cérebro (hipotálamo e hipófise, por exemplo) que não mandam mensagens corretas para o funcionamento de alguma glândula no corpo. Sem essa regulação, a glândula não produz um ou mais hormônios do jeito que deveria, o que causa os sintomas que levam o paciente ao endocrinologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação. A dúvida sobre a ressonância magnética de cabeça quando o endocrinologista está envolvido faz bastante sentido, especialmente quando estamos falando de hormônios. O endocrinologista pode sim solicitar esse exame. Isso ocorre porque algumas disfunções hormonais têm origem em estruturas do cérebro, como o hipotálamo e a hipófise, que são responsáveis por regular o funcionamento de várias glândulas do corpo.

Se o médico suspeitar de algum problema nessas regiões, como tumores ou lesões que podem estar interferindo na produção e liberação de hormônios, a ressonância magnética é uma ferramenta essencial para obter imagens detalhadas e identificar a causa do problema. Esse exame ajuda a visualizar alterações nessas áreas que poderiam explicar sintomas como distúrbios no crescimento, alterações no ciclo menstrual, disfunções na tireoide, entre outros.

A telemedicina, hoje, permite um acompanhamento seguro e prático. Em uma teleconsulta, é possível discutir seus sintomas, a necessidade de exames e planejar os próximos passos no tratamento. Plataformas como a Doctoralia são excelentes para escolher médicos com alta recomendação e que podem orientar melhor seu caso. Em tempos de COVID-19, Monkeypox, Parvovírus B19 e outras doenças infectocontagiosas, o atendimento online garante a segurança da sua família, evita deslocamentos desnecessários e economiza seu tempo.

Estamos vivendo a revolução da Saúde com a Web 4.0 e a Inteligência Artificial, e isso traz muita conveniência para o cuidado médico, inclusive para consultas de segunda opinião, que são rápidas e discretas. Se precisar de mais orientações, estou à disposição para uma teleconsulta, onde podemos aprofundar seu caso. Mesmo que não precise de mim agora, sugiro que guarde meu perfil e contato nas redes sociais para futuras necessidades.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Renata Telles Piva Belluomini

Renata Telles Piva Belluomini

Radiologista

Campinas

Marcelo Leão

Marcelo Leão

Pneumologista, Médico do sono

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 384 perguntas sobre Ressonância Magnética
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.