Um meningioma localizado no lobo frontal direito com base de implantação na asa direita do esfenóide

7 respostas
Um meningioma localizado no lobo frontal direito com base de implantação na asa direita do esfenóide pode desencadear um surto psicótico?
Dr. Carlos Eduardo Ferrarez
Neurocirurgião
Belo Horizonte
Os meningiomas da asa do esfenoide por crescerem lentamente, podem crescer e causar compressão de várias estruturas encefálicas, e especialmente quando associados a edema, podem causar compressão sobre o lobo frontal e desencadear alterações comportamentais, além de outros sintomas. Procure um especialista e se informe sobre a história natural da doença, bem como dos riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis. Um forte abraço e boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luciano Foroni
Neurocirurgião
São Paulo
É improvável, mas não é impossível!
Algumas vezes o uso de corticóide pode ser o responsável pelo surto, mas não sei se é o caso.
Procure o Neurocirurgião de sua confiança.
Fico à disposição!
Dra. Luana Bandeira Rocha
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Lesões na região frontal, sobretudo volumosas podem causar mudanças de comportamento , personalidade, desatenção. A chance de um surto ser por conta exclusivamente desta lesão não é comum. Avalie com um neurocirurgião de confiança a possibilidade da lesão ser a causa dos sintomas, e avaliação do tratamento desta lesão é claro.
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Sim, pode. Embora o meningioma seja um tumor geralmente benigno e de crescimento lento, a localização dele no cérebro faz toda a diferença nos sintomas que pode causar.

Um meningioma situado no lobo frontal direito, com base na asa do esfenóide, está próximo de áreas cerebrais responsáveis por funções como:

Comportamento;

Emoções;

Controle de impulsos;

Tomada de decisões;

Julgamento social.

Quando esse tipo de tumor começa a crescer, ele pode pressionar estruturas do lobo frontal e provocar mudanças no comportamento, alterações de personalidade, quadros de agitação, desinibição e, em alguns casos, até sintomas que se assemelham a um surto psicótico — como delírios, confusão mental, ou perda do contato com a realidade.

Esses sintomas não significam que a pessoa tenha um transtorno psiquiátrico primário, mas sim que o tumor está afetando áreas neurológicas relacionadas à função mental.

A boa notícia é que, nesses casos, o tratamento do meningioma (geralmente cirúrgico) pode levar à melhora significativa ou até completa dos sintomas, dependendo do grau de compressão e da duração do quadro.

Por isso, se há um diagnóstico de meningioma frontal e surgiram mudanças comportamentais ou sintomas psiquiátricos, o ideal é procurar avaliação neurocirúrgica o quanto antes. Tratar a causa neurológica pode ser a chave para restaurar o equilíbrio mental e a qualidade de vida.

Estou à disposição para orientar, avaliar os exames e oferecer um plano de cuidado claro e seguro.
Dr. Vinícius Gregório
Neurocirurgião, Médico de tráfego
Rio de Janeiro
Em alguns casos, uma lesão como o meningioma pode gerar alterações comportamentais, principalmente de acordo com o tamanho ou edema que ele faz no cérebro. Mas não é comum. Ideal realizar acompanhamento com neurocirurgião e psiquiatra para tratamento.

Coloco-me à disposição para mais esclarecimentos ou consultas.
Um meninigioma de așa do esfenóide não costuma causar surto psicótico como sintoma isolado. Geralmente surgem outros déficits neurológicos antes. Porém, dependendo da extensão do tumor, grau de edema do lobo frontal e outras questões podem, de fato, levar ao surgimento destes sintomas. Nesse caso, se o tumor realmente for a causa desse surto psicótico, faz-se realmente necessário uma avaliação de um neurocirurgião, o mais breve possível.
Dra. Valérie Manicacci
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Lesóes frontais sempre podem ter relação com alterações comportamentais, já que o lobo frontal é responsável por essa área. Só pela sua descriçao fica dificil saber exatamente sua localizaçao, o seu volume, e se há compressão direta do lobo frontal. Mas posso te dizer que sim, lesões em regiões relacionadas ao lobo frontal podem abrir o quadro com alterações comportamentais, incluindo quadros que podem mimetizar "surto psicótico". No entanto, essa afirmação é delicada sem avaliar o caso e as imagens de forma individualizadas. e sempre importante avalição psiquiatrica em conjunto, pois as duas coisas tambem podem acontecer ao mesmo tempo.

Especialistas

Samuel Tau Zymberg

Samuel Tau Zymberg

Neurocirurgião, Neurologista

São Paulo

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 476 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.