Um paciente com câncer ainda sem estar fazendo quimioterapia ou radioterapia pode desenvolver uma falta

10 respostas
Um paciente com câncer ainda sem estar fazendo quimioterapia ou radioterapia pode desenvolver uma falta de apetite tal que não consegue nem olhar para comida a ponto de sentir náusea ao entrar em um supermercado, isso seria físico do câncer ou psicológico/emocional por ansiedade pela doença?
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Olá. Pela sua descrição fica um pouco difícil saber sobre o caso, já que em alguns tipos de tumores a alimentação fica um pouco dificultada, como os que afetam esôfago e intestino. Talvez alimentar-se tenha causado algum desconforto que gerou aversão a comida para o paciente.
Muitos tumores também por si só reduzem o apetite do paciente e/ou causam desgaste nutricional.
Contudo pode ser uma dificuldade em lidar com o diagnostico recente e talvez uma recusa em aceitá-lo, já que a nutrição correta auxilia e muito no tratamento destes pacientes, aumentando a resistência deles a tratamentos tão severos.
Converse com a equipe médica e de saúde que acompanha o caso, nutricionista e psicologo do hospital, creio que eles possam lhe responder melhor e auxiliar no cuidado deste paciente.
Espero ter ajudado, bom tratamento e melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria do Carmo Prado
Psicólogo
Recife
A doença e os procedimentos médicos hospitalares causam certamente algum grau de ansiedade por isso concordamos com as colegas, o psicólogo irá ajudar a minimizar os sintomas.
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá! Em uma situação descrita, paciente em tratamento oncológico, dificilmente as emoções não estarão interferindo nesse movimento de entender, desejar e lutar pela vida (alimentação, sono, descanso, interação inter e intrapessoal). Se existe aderência ao tratamento da psicoterapia acredito que será muito válido nesse momento de vulnerabilidade, medos, angústias e sofrimento! Abraço
Dra. Rosana Mazzon
Psicólogo
São Paulo
Olá! Seria interessante se vc procurasse um psicólogo para falar sobre o diagnóstico . Evite ler qualquer assunto relacionado com o câncer na internet , pois cada caso é um caso . Procure também um nutricionista funcional que indicará uma alimentação adequada para seu quadro.
Neste momento é importante que vc coma para melhorar sua imunidade e elevar os leucócitos para fazer a químio. E acredite ... tudo passará. Força!!!Grande abraço
 Marcia Kelen Moscatelli
Psicólogo, Psicopedagogo
Sorocaba
Para que haja uma resposta precisa sobre o assunto, o mais indicado é passar por psicoterapia, pois além das náuseas, que podem ser devido as medicações, questões emocionais podem ser tratadas. O sintoma de náusea pode ser tanto da medicação, quanto uma reação emocional que não está sendo tratada. Diante do diagnóstico de câncer, muitas questões vêm à tona e não apenas o físico padece. Sugiro Psicoterapia e também que os sintomas apresentados sejam comunicados ao médico que faz o acompanhamento oncológico.
Olá! com certeza tudo o que você listou como possibilidades. Procure um bom nutricionista, para esse período difícil. Paz e Bem!
 Rene Alves Cavalcanti
Psicólogo
Guarulhos
Todos os profissionais envolvidos disponíveis no hospital onde se trata, devem ser informados sobre todos os sintomas, sejam físicos ou emocionais. Se chegarem a conclusão de que é necessário ajuda psicológica, deve levar muito a sério, pois tem grande influência no tratamento.
Dr. Vinicius Amatto
Nutrólogo
São Paulo
ola tudo bem?
tanto a doença como a quimioterapia podem levar a falta de apetite por alterar o paladar
Dr. Hudson Roberto da Silva
Nutrólogo
Rio de Janeiro
Boa noite! A abordagem nutrológica de um paciente com câncer é ampla e deve ser realizada em várias fases. A falta de apetite, pode ser em decorrência da doença oncológica, pelo aumento de interleucinas inflamatórias, com bloqueio neurológico do apetite. Além disso, a parte psicológica do paciente deve ser avaliada, como também, o tipo de tumor, localização, grau de agressividade e status pré-doença.
A disposição para maiores informações.
Dr Hudson Roberto
@dr.hudsonroberto
Dr. Renato Lobo
Nutrólogo, Médico do esporte
São Paulo
Excelente pergunta — e muito sensível.

A falta de apetite em pacientes com câncer, mesmo antes do início da quimio ou radioterapia, é bastante comum e costuma ter múltiplas causas, tanto físicas quanto emocionais.

Causas físicas:

O próprio tumor pode alterar o metabolismo e liberar substâncias inflamatórias (como citocinas) que afetam os centros cerebrais da fome e do prazer pela comida.

Alterações no paladar, olfato e digestão também podem ocorrer antes do tratamento, dependendo da localização do câncer.

Em alguns casos, há redução na produção de enzimas digestivas e lentificação do esvaziamento gástrico, o que causa enjoo só de pensar em comer.

Causas emocionais:

O choque do diagnóstico e a ansiedade podem gerar uma resposta fisiológica intensa, com liberação de adrenalina e cortisol, que inibem o apetite.

O cérebro associa o ato de comer a algo desconfortável, criando um bloqueio psicológico e até náusea diante de alimentos.

Na prática, quase sempre há uma combinação dos dois fatores.
O ideal é uma abordagem integrada, com avaliação médica (para ajustar metabolismo e suplementação), nutricional (para estratégias alimentares leves e toleráveis) e psicológica (para lidar com o impacto emocional do diagnóstico).

Com esse cuidado multidisciplinar, é possível recuperar o apetite, estabilizar o peso e melhorar o bem-estar — mesmo antes do início dos tratamentos oncológicos.

Especialistas

Marivanda  Alves de Lima

Marivanda Alves de Lima

Nutricionista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Eiji  Saiki

Eiji Saiki

Nutricionista

Tatuí

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Nutrição oncológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.