Um pólipo do cólon sigmoid de 3,5 cm e com biópsia benigna, pode ser retirado em porcoes pela colonoscopia?

3 respostas
Um pólipo do cólon sigmoid de 3,5 cm e com biópsia benigna, pode ser retirado em porcoes pela colonoscopia? Uma vez a biópsia benigna ainda pode aparecer algum câncer no mesmo pólipo?
O tamanho do pólipo, muitas vezes, não é determinante de sua ressecabilidade. A forma pediculada tende a oferecer melhores condições de ressecabilidade do que as formas sésseis e de lesões elevadas. A decisão quanto a técnica e a possibilidade de ressecção é tomada pelo colonoscopista durante o exame. O ideal é a realização da polipectomia com ressecção da lesão em uma única peça mas, o fatiamento desde que possibilite a sua ressecção integral tem o mesmo efeito de erradicação do risco de desenvolvimento de um câncer no futuro. A informação de importância relevante quanto a existência ou não de foco de câncer e dada pelo laboratório de anatomia patológica pela análise do espécime (pólipo) ressecado.

Um pólipo gigante (maior que 2,5cm) podem ser sim ressecados, endoscópicamente, pela técnica de mucosectomia (fatiamento). Porém tem que ser na mão de um colonoscopista bem experiente e preferencialmente, em hospital. Pois existe um risco aumentado de perfuração ou sangramento e, eventualmente, talvez seja necessário manter o paciente em observação por um dia ou mais.
Todas as peças ou "fatias" deverão ser encaminhadas para exame anatomo-patológico e caso haja algum indício de malignidade, dependendo do grau de profundidade, na maioria das vezes a cirurgia está indicada.
Pólipos grandes assim podem ser ressecáveis por colonoscopia ou não, somente durante o exame que o médico consegue determinar. Se ele acha que é possível, vale tentar, pois a outra opção é a retirada cirúrgica do segmento de intestino. Pólipos grandes têm um risco aumentado de complicações durante a retirada e após, mas se feito de forma cautelosa e preparada é possível minimizar o risco. As biópsias são fragmentos da lesão e podem não representar a lesão toda, assim somente depois de retirado o pólipo é possível excluir a presença de câncer.