Um pólipo do cólon sigmoid de 3,5 cm e com biópsia benigna, pode ser retirado em porcoes pela colonoscopia?
3
respostas
Um pólipo do cólon sigmoid de 3,5 cm e com biópsia benigna, pode ser retirado em porcoes pela colonoscopia? Uma vez a biópsia benigna ainda pode aparecer algum câncer no mesmo pólipo?
O tamanho do pólipo, muitas vezes, não é determinante de sua ressecabilidade. A forma pediculada tende a oferecer melhores condições de ressecabilidade do que as formas sésseis e de lesões elevadas. A decisão quanto a técnica e a possibilidade de ressecção é tomada pelo colonoscopista durante o exame. O ideal é a realização da polipectomia com ressecção da lesão em uma única peça mas, o fatiamento desde que possibilite a sua ressecção integral tem o mesmo efeito de erradicação do risco de desenvolvimento de um câncer no futuro. A informação de importância relevante quanto a existência ou não de foco de câncer e dada pelo laboratório de anatomia patológica pela análise do espécime (pólipo) ressecado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Um pólipo gigante (maior que 2,5cm) podem ser sim ressecados, endoscópicamente, pela técnica de mucosectomia (fatiamento). Porém tem que ser na mão de um colonoscopista bem experiente e preferencialmente, em hospital. Pois existe um risco aumentado de perfuração ou sangramento e, eventualmente, talvez seja necessário manter o paciente em observação por um dia ou mais.
Todas as peças ou "fatias" deverão ser encaminhadas para exame anatomo-patológico e caso haja algum indício de malignidade, dependendo do grau de profundidade, na maioria das vezes a cirurgia está indicada.
Todas as peças ou "fatias" deverão ser encaminhadas para exame anatomo-patológico e caso haja algum indício de malignidade, dependendo do grau de profundidade, na maioria das vezes a cirurgia está indicada.
Pólipos grandes assim podem ser ressecáveis por colonoscopia ou não, somente durante o exame que o médico consegue determinar. Se ele acha que é possível, vale tentar, pois a outra opção é a retirada cirúrgica do segmento de intestino. Pólipos grandes têm um risco aumentado de complicações durante a retirada e após, mas se feito de forma cautelosa e preparada é possível minimizar o risco. As biópsias são fragmentos da lesão e podem não representar a lesão toda, assim somente depois de retirado o pólipo é possível excluir a presença de câncer.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz colonoscopia mucosectonia, e depois de alguns saiu na fezes uma pinça. Isso é normal?
- Olá, gostaria de sanar uma dúvida se puderem, a mais ou menos 11 meses descobri por meio de endoscopia que tenho refluxo, tive esofagite grau A e bulboduodenite leve, porém fiz endoscopia novamente agora e tinha dois pólipos que foram retirados para biopsia, gostaria de entender como esses pólipos surgiram…
- Tenho esplenomegalia e placas de titânio e 16 parafusos, eu posso fazer colonoscopia, ou não?
- Fiz uma Colonoscopia é o Laudo foi: Lesão plana no sigmóide e ascendentes - ressecadas Pólipo de reto - polipectomia
- Lesão infiltrativa no exame de colonoscopia quer dizer câncer?
- Resultado de biopsia colonoscopia deu adenoma tubular com displasia de baixo grau( ATIPIA MODERADA) Acompanhamento pode ser com colonoscopia após 2 a 3 anos? Foi bem sucedida a remoção. Obrigado.
- Boa noite, fiz uma colonoscopia, em virtude de alteração de hábito intestinal. O laudo deu normal. Ainda sim foi retirado material para biópsia. É normal?
- Fiz colonoscopia e tenho dois pólipos que devem ser retirados segundo o médico aparentemente não são malignos posso retira los já? Quanto tempo após esta colonoscopia? Obrigado
- Boa noite! eu preciso saber se um adenocarcinoma de reto de 5mm pode ser infiltrado ?
- Ola boa noite. Minha irmã está com câncer no reto, usa bolsa de colostomia. Já fez quimioterapia e radioterapia mas o organismo não responde. Tem corrimento com odor muito forte. Tem alguma coisa que poderia fazer para melhorar o odor? Obrigada
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 540 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.